InícioEntretenimentoEntretenimento em casa: como se distrair durante a pandemia

Entretenimento em casa: como se distrair durante a pandemia

Embora a pandemia do vírus Sars-CoV-2 tenha trazido muitos desafios, ela chegou num momento da história humana em que existem opções acessíveis de entretenimento em casa. Ou seja, até um certo nível, é possível se distrair da triste realidade por algum tempo. Algumas são mais óbvias, como sintonizar no canal de TV favorito ou colocar uma série ou filme para rodar por meio de um serviço de streaming.

No entanto, existem tantas inovações no campo do entretenimento doméstico que é possível que você ainda desconheça. Enquanto a situação melhora aos poucos, ainda é válido ter uma alternativa quando outras opções fora de casa representam um risco considerável à saúde e à vida.

Quais são as principais formas de entretenimento em casa?

Sem dúvidas, os jogos e videogames se destacaram como principal alternativa para se divertir, especialmente no ano de 2020. No início da pandemia, muitos se viram até mesmo licenciados dos seus empregos ou escolas para uma primeira tentativa de contenção da contaminação pelo vírus. Com maior tempo livre, houve uma maior adoção e maiores gastos com jogos, streamings de vídeo e até mesmo com compras online.

Jogos e videogames

Adultos e adolescentes passaram mais tempo com seus consoles, ou até mesmo celulares, jogando tanto títulos famosos quanto jogos com uma pegada mais indie. Alguns dos nomes que eram comuns nesse meio incluíam Fortnite, Free Fire e o simples e divertido Among Us.

No entanto, pouco se falou sobre uma alternativa (que muitos ainda desconhecem) voltada totalmente para o público maior de idade. Embora o Brasil proíba jogos que envolvem somente sorte e que se baseiam em apostas, não há implicações legais para aqueles que o fazem pela internet.

Como ainda não há lei que licencie sites específicos, como ocorre com os casinos online licenciados em Portugal, os jogadores buscam sites seguros com licenciamento em jurisdições estrangeiras, como Malta e Gibraltar.

Em ambos os casos, a necessidade de literalmente encontrar algo que ajudasse a distrair as nossas mentes durante a pandemia foi de grande ajuda para esse setor. Basicamente, houve um aumento de 140% nas transações em plataformas e consoles de videogames em 2020 quando comparadas ao ano anterior.

Plataformas de streaming

A Netflix, a maior provedora de streaming do mundo, reportou um aumento histórico de assinantes em 2020. Os catálogos lotados de filmes e séries são, é claro, uma das formas de entretenimento preferidas dos brasileiros e também no restante do mundo. Junto a ela, outras plataformas como o Amazon Prime e o Disney+ são os favoritos no país.

Além dos filmes, documentários, séries e até novelas (como no caso do GloboPlay), há também aqueles que optaram por se distrair com o Twitch. A plataforma voltada para o streaming de games também foi muito procurada por artistas e músicos. Com canais dedicados à música e à arte em geral, o Twitch se tornou uma alternativa de fonte de renda quando eventos ainda eram totalmente proibidos. Com isso, ela se tornou uma das principais alternativas de entretenimento em casa.

Aumento do e-commerce

É claro que boa parte da economia foi afetada, mas a necessidade de se evitar o contato físico e o fechamento temporário das lojas e shoppings fez o e-commerce decolar. Apesar de ser uma necessidade, certamente houve casos em que o tédio falou mais alto e levou à busca por itens (talvez supérfluos) que não seriam comprados em outra situação.

Só na capital paulista, houve um aumento de 22,5% no e-commerce em 2020, o que ajudou a dar fôlego às pequenas e grandes marcas. O aumento se deu, principalmente, em relação a bens duráveis. Com a instituição do home office em muitas empresas e a necessidade de se adaptar a uma nova realidade mais “caseira”, móveis e eletrônicos lideraram o ranking.

O que o futuro nos reserva?

Longe de tentar adivinhar o rumo que a pandemia tomará e em que momento a maior parte da população já estará vacinada, manteremos o foco no avanço do entretenimento doméstico. Afinal, não há dúvidas de que o fôlego extra recebido por empresas de streaming e games também fez com que elas dessem um passo adiante em inovação.

Segundo a Bloomberg, a Netflix revelou que tem planos de levar jogos aos assinantes da sua plataforma, sem cobrar mais por isso. Ou seja, um único canal para duas das principais fontes de entretenimento utilizadas durante a pandemia. Esse tipo de inovação demonstra que ficará cada vez mais fácil ter ao menos um leque de hobbies para os quais recorrer em casa.

Por outro lado, já se nota que o delivery não substituiu as idas a restaurantes ou lanchonetes, e que os cinemas continuam sendo buscados. Afinal, o brasileiro gosta de sair, acompanhado ou não, e frequentar shoppings, lojas e bons restaurantes. Ao menos, em dias chuvosos ou de preguiça após o fim da pandemia, haverá sempre boas opções ao alcance do controle remoto.

Redação El Hombre
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