Temos um apelido para a Escandinávia aqui no El Hombre: o paraíso nevado das loiras maravilhosas. A região, que fica situada no norte da Europa, é um destino que todo homem deveria visitar pelo menos uma vez na vida. Então decidimos montar um breve guia turístico para quem pensa em dar um pulo por lá. Lembrando que é imprescindível levar um bom casaco, visitar alguma estação de esqui durante a viagem — e ir a muitos bares, para conhecer o máximo possível de escandinavas:
Dinamarca
Para quem gosta de lugares históricos e da história em si, a Dinamarca é um ótimo começo. A cidade possui pelo menos quatro importantes castelos que podem ser visitados: Fredensborg Palace, Castle of Amalienborg e Christiansborg Palace, situados na capital Copenhague, além do Kronborg Castle, que fica em Helsingor.
Se você estiver à procura de lugares tranquilos, existem ao menos três jardins públicos: The King’s Garden, que fica em Copenhague, The Hørsholm Garden, localizado em Hørsholm, e Frederiksborg Castle Gardens, na província de Hillerød.
Em Billund, um pequeno município do país, está localizado a Legoland, que foi inaugurada em 1968 e consiste em um lugar onde tudo (mesmo) é construído com peças de Lego.
Islândia
Uma das grandes atrações turísticas do país é a chamada Blue Lagoon, uma lagoa de águas geotermais e com coloração mais próxima do branco. A 2000 metros abaixo da superfície, misturam-se as águas de rios e mar a temperaturas extremas, sendo aproveitadas pela usina geotérmica de Svartsengi, originando assim a lagoa aquecida, que mantém sua temperatura entre 37° e 40°C.
Também é falado que a água da lagoa tem propriedades medicinais e há vários produtos derivados da água que podem ser comprados no local. A Blue Lagoon fica a 47km da capital Reykjavik.
Entre os meses de abril e outubro, toda a costa do país recebe várias espécies de baleias que podem ser facilmente encontradas. Observá-las é atividade comum entre os turistas, havendo vários safáris pela cidade. Durante este período pode-se ver ao menos seis espécies de baleias.
Suécia
Todos os anos, na localidade de Jukkasjärvi, é construído o mundialmente famoso Ice Hotel, feito de neve e blocos de gelo. Nos quartos, a temperatura gira em torno de -5°C e as camas também são feitas de gelo. O preço estimado para passar uma noite em um dos quartos fica entre US$ 300 e US$ 3000. Além do hotel, também há o Ice Bar, onde até mesmo cadeiras e copos são feitos de gelo.
O período em que o Ice Hotel fica de pé é entre novembro e março, quando o tempo está mais frio e a neve mais densa.
Na capital Estocolmo podem-se visitar dois Patrimônios Mundiais da UNESCO: o Palácio Real de Drottningholm e o cemitério-parque Skogskyrkogården.
No verão, Djurgarden, que é uma das ilhas no centro de Estocolmo, é conhecida por possuir vários monumentos e construções históricas, além de ser um lugar tranquilo e com muita área verde. Também podem ser encontrados vários museus importantes como o Museu do Vasa, Museu do ABBA e o Museu Nórdico.
Noruega
A Noruega ainda possui muitos lugares não tocados pelo homem. O país tem diversos pontos turísticos naturais, como cachoeiras, montanhas e geleiras. Este também é um bom destino para quem pretende presenciar a aurora boreal.
As cachoeiras de Vøringsfossen, Kjosfossen e Låtefossen, que ficam em localidades distintas, são três das mais visitadas por turistas. No oeste norueguês há vários fiordes e montanhas onde é costumeira a prática de caminhadas e ciclismo. O fiorde Geirangerfjord e Trollstigen se destaca pela beleza extraordinária, que o fez entrar para a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Assim como na Islândia, na Noruega há períodos em que é muito comum de se ver baleias na costa do país. Entre os meses de maio e setembro, o norte da Noruega é um ótimo destino para quem pretende observar até três espécies.
Quando o assunto é esportes de inverno em geral, este é o país que irá lhe oferecer tudo o que precisa para praticá-los. A área de esqui de Lillehammer – onde ocorreram os jogos olímpicos de inverno de 1994 – situa-se ao norte do maior lago da Noruega, o Lago Mjøsa, e é considerado o destino mais antigo de esportes de inverno. O local também pode ser usado para uso de snowscooters, ou para prática de kiting.
Deixando a neve um pouco de lado, a Noruega oferece diversos lugares para a prática de escaladas, mergulho e rafting.
Finlândia
Este é, sem dúvidas, o melhor país para aqueles que querem ver uma aurora boreal. Na localidade de Lapland, entre os meses de março e setembro, é quase garantido que você consiga vê-la. Muitos hotéis na região fazem reservas pensando exclusivamente no fenômeno. Você pode até mesmo se inscrever para receber alertas via e-mail do instituto de meteorologia caso esteja prevista a ocorrência do fenômeno.
Lapland também é um destino para aqueles que querem praticar esportes de inverno, possuindo resorts de esqui e ambiente muito propício.
Na Finlândia há uma imensa variedade de lagos, o que os torna pouco concentrados de visitantes e, por consequência, um bom destino pra quem gosta da natureza e lugares calmos.
No verão o que se pode fazer é aproveitar o clima ao máximo com atividades ao ar livre, tais como pescaria, caminhada e canoagem, que são muito comuns nessa estação.
Diz a lenda que o Papai Noel vive em Korvatunturi, na Finlândia. Na cidade de Rovaniemi, existe a Aldeia do Papai Noel, que pode ser visitada por turistas.
Se você pretende visitar a Finlândia, uma ótima opção para passar a noite é em um hotel de iglus, com camas esculpidas em gelo e cobertores feitos de pele de rena.