Dia 08 de agosto será celebrado no Brasil o Dia dos Pais, e esta é uma data para exaltar as infinitas configurações familiares existentes, todas elas igualmente importantes. Pensando nessas novas configurações e na ressignificação de datas tradicionais como o Dia dos Pais, reunimos filmes e séries disponíveis na HBO Max que trazem figuras paternas que mostram que o amor não cabe em um só formato. Confira:
1# MINHA MÃE E MEU TIO SÃO MEUS PAIS
Na série Um Maluco no Pedaço, acompanhamos a vida do protagonista Will. O personagem foi abandonado pelo seu pai e criado só pela sua mãe, Viola, na Filadélfia. Além dela, a série traz mais dois exemplos de figuras paternas inspiradoras: a tia Vivian e o próprio tio Philip, que também se tornam uma referência importante para o protagonista.
No episódio “A Nova Desculpa do Papai”, o 24º da quarta temporada, Will reencontra seu verdadeiro pai, Lou, depois de muito tempo. O pai resolve convidar o filho para viajar pelo país, mas chegando o dia, Lou deixa Will para trás. A cena termina com um abraço emocionante entre Will e seu tio Philip. Não por acaso, esse episódio ostenta 9,7 estrelas de 10 no site do IMDB, a avaliação mais alta do que qualquer outra série, episódio individual ou filme estrelado por Will Smith.
2# MELHOR QUE PAI, SÓ AVÔ
Em muitos casos, nem precisamos da ausência de um pai para termos uma nova figura paterna. É o que acontece por exemplo com Charlie Bucket, o protagonista de A Fantástica Fábrica de Chocolate, disponível na HBO Max. Charlie é um garoto que vive com seus pais e com seus quatro avós em uma singela casa. Ainda que tenha um pai, Charlie tem uma conexão muito especial com o seu avô Joe.
Na história, Willy Wonka, vivido por Johnny Depp, é um excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide então realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império: cinco crianças que encontrarem um convite dourado em barras de chocolate Wonka poderão fazer uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não é visitada por ninguém há 15 anos. O avô de Charlie é quem faz de tudo para ajudá-lo nessa missão.
3# PARA ALÉM DOS LAÇOS SANGUÍNEOS
Essa relação de amor pai e filho nem precisa ter uma ligação biológica. É o que acontece no filme Lion – Uma Jornada Para Casa. Saroo foi criado só pela sua mãe até os cinco anos de idade, quando se perdeu do seu irmão no interior da Índia e foi parar na cidade de Calcutá. Depois de passar por uma série de dificuldades, ele acabou em um orfanato e assim foi adotado por uma família australiana.
Os pais de Saroo, Sue e John Brierley, podiam ter filhos biológicos, mas escolheram adotar dois meninos indianos. Segundo Nicole Kidman, que interpreta Sue no filme, “há pessoas o suficiente no mundo, adotar dois meninos que estão sofrendo e lhes dar uma chance na vida é significativo”. Uma verdadeira lição de amor!
4# PAI DE PET TAMBÉM É PAI!
Falar de figura paterna é, no fundo, falar de um grande amigo com quem podemos contar sempre. Não tem como não falar da relação do pai de pet, Salsicha, e do seu inseparável amigo canino, Scooby-Doo, em Scooby! O Filme.
Esse filme inclusive mostra o primeiro encontro entre eles, quando Salsicha não só adota como batiza Scooby Dooby-Doo. A comida e a amizade, aliás, são dois elementos importantes na história desses personagens que acabam se provando o coração da empresa de investigação Mistério S/A, montada com os grandes amigos Fred, Velma e Daphne.
5# MEU PAI, MINHA VIDA
Mas existem situações, por outro lado, que não temos muita escolha. Em Tão Forte e Tão Perto, a história acompanha Oskar Schell, um jovem de nove anos que perde o pai no atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. O personagem sempre teve seu lado aventureiro incentivado pelo pai, interpretado por Tom Hanks, e ao encontrar uma misteriosa chave em sua casa parte numa jornada pelas ruas de Nova York.
O filme conta a aventura de Oskar, estimulada pelas lembranças do pai, e com presença de sua mãe Linda, vivida por Sandra Bullock. Ela, por sua vez, assume o papel de pai e mãe de Oskar, mas sofre tanto com a perda do marido como também com o afastamento do filho.
6# MAIS FILMES NA HBO MAX PARA COMEMORAR A DATA
Além desses, veja outros títulos inspiradores e divertidos para assistir com suas figuras paternas na HBO Max.
- Mortal Kombat
- Coringa
- Godzilla vs Kong
- Tenet
- Judas E O Messias Negro
- A Family Is A Family, Is A Family
- Invocação do Mal 3
- Invictus
- Jogador Nº 1
- Cinema Paradiso
- Um Homem de Família
- O Príncipe Esquecido
- Herança de Sangue
- A Estrada
- Tempo de Recomeçar
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- “Os Ausentes”: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)
- “Godzilla Vs Kong” é o encontro de monstros que queríamos ver!
- “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” é investigativo e assustador na medida certa!
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.