O Google já conquistou a Terra e agora quer conquistar o espaço – e o primeiro passo para isso é o “Google Lunar XPRIZE”. Essa é uma competição espacial que tem o objetivo de lançar à Lua robôs com algumas tarefas específicas a serem realizadas.
“A missão do Google Lunar XPRIZE é incentivar empresas espaciais a criarem uma nova era de acesso de baixo custo à Lua e além”, é o que diz a marca.
O vencedor do prêmio será aquele time que aterrissar seu robô na Lua, andar 500 metros com ele e transmitir vídeos e imagens em alta definição à Terra primeiro. É tipo uma gincana de televisão – só que bem mais interessante e com uma recompensa de US$ 20 milhões ao primeiro colocado.
São ao todo 16 equipes (há, inclusive, uma equipe brasileira, a SpaceMETA). E entre elas está a Part-Time Scientists , que teve um reforço de peso anunciado recentemente: a Audi.
A montadora alemã resolveu se juntar a esse time de cientistas para participar da competição espacial. Ela está oferecendo todos os conhecimentos de seus engenheiros mais capacitados para a elaboração do Lunar Quattro, veículo que representará o time na Lua.
A ideia é que o robô pouse no satélite terreno em 2017, viajando mais de 380 mil quilômetros em 5 dias, e cumpra todas as tarefas mencionadas acima. O problema é que tem equipe planejando chegar antes por lá, já no ano que vem, o que pode fazer com que os caras resolvam antecipar suas ações.
O veículo é construído grande parte em alumínio e é alimentado por energia solar que carrega uma bateria de lítio. As quatro rodas do robô giram 360º e contam com 4 motores elétricos, que fazem o carrinho alcançar uma velocidade máxima de 3,6 km/h. Ainda há duas câmeras periscópicas para filmagens e fotos, e uma câmera científica para análise do solo.