Todo mundo fica aflito quando ouve a palavra “estresse”. Mas não se enganem, senhores: o estresse faz parte da vida do homem. Essa é uma reação natural do nosso corpo para nos ajudar a lidar com situações de dificuldade ou ameaça.
Vamos imaginar um cenário, ok? Você está caminhando na rua e vê um cachorro bravo na sua frente. Ele começa a rosnar e avança na sua direção. O seu corpo automaticamente entra em modo “estressado” com coração acelerado, músculos tensos, mente alerta e respiração rápida, para te ajudar a brigar ou fugir.
Quando a ameaça termina, esses efeitos físicos e mentais começam a diminuir. Ou pelo menos eles deveriam. Porque com as pressões e a correria da vida moderna, muitos homens passam a viver assim continuamente.
É aí que temos um problema, porque o estresse constante prejudica (e muito) as nossas vidas. Se você está passando por isso, reunimos aqui no El Hombre alguns conselhos que vão ajudá-lo a lidar com problema no curto e longo prazo. Bora dar uma olhada?
COMO LIDAR NO LONGO PRAZO?
1# IDENTIFIQUE A RAIZ DO ESTRESSE
Grandes mudanças na vida, tipo descobrir uma doença ou ser demitido, em geral causam estresse. Às vezes situações que deveriam trazer felicidade, como planejar um casamento ou receber uma promoção, também por causa da pressão gerada. O primeiro passo, portanto, é identificar a raiz do estresse. Às vezes é difícil fazer isso sozinho. Que tal, então, marcar umas sessões de terapia com um psicólogo? Isso ajuda demais.
2# BUSQUE AJUDA PARA ENFRENTAR O PROBLEMA
Agora que você sabe o que está te estressando, é hora de enfrentar o problema. Se você ficar fugindo dele, o estresse tende a piorar com o tempo. Seja ativo e não passivo. Uma boa estratégia é se aconselhar com pessoas da sua confiança sobre como agir. Assim você sente que não está sozinho na batalha. A conexão com amigos e parentes (além de um psicólogo, como já mencionada anteriormente) oferece um suporte emocional muito importante nessas horas.
3# ACEITE O QUE NÃO DÁ PARA MUDAR
Existem algumas situações na vida que são reversíveis. Está com problemas no relacionamento ou trabalho? Dá para acertar com esforço e dedicação. Mas casos como uma morte na família, por exemplo, infelizmente não têm solução. Aí precisamos aprender a lição dos estoicos: não sofra com essas questões insolúveis. Foque sua energia no que está ao seu alcance.
4# CUIDE DO SEU CORPO E DA SUA MENTE
A gente precisa de energia para lidar com as situações estressantes da vida. Então cuide direito do seu corpo e mente. Pessoas que (i) fazem exercícios físicos com regularidade, (ii) se alimentam bem e (iii) praticam meditação apresentam níveis de estresse menores. Outro hábito que ajuda? Reserve na agenda um tempo para seus hobbies e atividades que te trazem prazer.
5# CONVERSE COM UM PSIQUIATRA
Dependendo do seu nível de estresse, você vai precisar da ajuda de um profissional. Ou “dois”, melhor dizendo. Já falamos acima do psicólogo. Ele é fundamental para ajudá-lo a compreender as raízes do estresse, com base em conversas semanais, para que você resolva-o no médio e longo prazo. Mas em alguns casos, o auxílio de um psiquiatra (que receita remédios) pode ser necessário também, especialmente em momentos de alta pressão. Que tal marcar uma consulta?
COMO LIDAR NO CURTO PRAZO?
Para resolver de verdade o estresse, é indispensável pensar a longo prazo, com os conselhos que demos acima. Mas há algumas técnicas que podem ajudá-lo a enfrentar o problema na hora. Um estudo da Universidade University de Sussex analisou o efeito de certas atitudes na redução do estresse. Olha a descoberta:
- Ler um livro: 68% de redução no nível do estresse
- Ouvir uma música tranquila: 61% de redução
- Tomar uma xícara de chá: 54% de redução
- Fazer uma caminhada: 42% de redução
Além disso há um exercício de respiração chamado “4-7-8” que consegue aliviar a ansiedade bem rápido. Temos uma matéria aqui no site explicando com mais detalhes, mas para resumir você precisa fazer isso:
- Inspirar o ar pelo nariz contando mentalmente até 4;
- Segurar a respiração contando até 7;
- Expirar o ar pela boca, fazendo barulho, contando até 8;
- Repetir esse ciclo 3 ou 4 vezes.