Qual o melhor horário para treinar? Essa é um pergunta bem comum nas academias. As pessoas querem saber se o horário em que malham pode influenciar diretamente nos resultados dos treinamentos. Por um acaso existe um período de tempo que favoreça mais o emagrecimento ou o ganho de massa muscular?
Desta vez estou aqui para tentar esclarecer os questionamentos relacionados a esse assunto.
O horário de treinamento por si só pode influenciar nos resultados?
Não, o horário em que você treina não é o que vai determinar quais os seus ganhos com os exercícios.
Na verdade, o que vai influenciar a qualidade do seu treino – em qualquer horário que ele aconteça – é a condição em que se encontra o seu corpo. Por exemplo: malhar no fim da tarde depois de um dia muito intenso, que ofereceu estímulos que deixaram seu corpo mais cansado do que o normal, certamente não é o ideal para a qualidade do seu desempenho e, consequentemente, dos resultados.
Outro exemplo é malhar depois de ter uma péssima noite de noite de sono. Isso com certeza influenciará na qualidade do seu treino. Outras situações semelhantes podem ser observadas sob o mesmo raciocínio.
Se eu treinar ao meio dia vou emagrecer mais?
Também não. As pessoas têm essa idéia de que se treinarem em um horário mais quente irão emagrecer mais. Pois saibam que isso é mera ilusão. A única coisa que pode acontecer é você ter uma maior desidratação por conta das características climáticas do horário e necessitar de uma maior reposição de líquidos durante e após o exercício.
Temperatura
Existem cuidados que você precisa tomar com seu corpo em alguns horários específicos. De manhã bem cedo – ou em outros momentos com temperaturas muito baixas – é preciso realizar bom aquecimento antes de iniciar os exercícios para evitar lesões. Já em horários mais quentes é preciso ter uma preocupação maior com a hidratação do seu corpo antes, durante e depois do treinamento.
Costume
Seu corpo vai se acostumar com o horário do estímulo que você der a ele corriqueiramente. Depois de treinar por um tempo sempre no mesmo horário, seu organismo vai começar a liberar alguns hormônios (como adrenalina), quando esse período do dia se aproximar, esperando que você dê o estímulo que ele está acostumado.
Portanto, o melhor é escolher um horário de treinamento e permanecer nele. Caso seja necessário trocar após um tempo, lembre-se que vai demorar um pouco para que o corpo se adapte novamente.
O ritmo circadiano (o ritmo do corpo durante o dia) varia de pessoa para pessoa. Então existem indivíduos mais matutinos, outros mais vespertinos e outros os mais noturnos. Considere isso para determinar o horário de seu treinamento.
Mas se você é como eu e não consegue ter um horário de treinamento muito bem definido, isso também pode ser adaptável. Com o passar do tempo você estará habituado a treinar independente do período.
Alimentação
Um fator que influência diretamente no seu treinamento é sua alimentação e isso você já cansou de ouvir. Mas acho importante ressaltar que independente do seu horário de treinamento, você não deve treinar em jejum.
Por isso, se você vai malhar logo cedo, programe-se para acordar com a antecedência necessária para comer algo (no mínimo 30 minutos antes). E se você for treinar no final do dia, o mesmo pensamento deve ser levado em conta, pois o fato de você ficar muitas horas sem comer pode te levar a um rendimento menor durante os exercício.