Para a alegria de toda a família, a exposição “Pegadas do Pequeno Príncipe” segue em cartaz até 25 de agosto de 2024, no ShoppingVilaOlímpia. A venda de ingressos é feita através do Ticketmaster.
Criada a partir da união entre as agências V3A e SRCOM, a plataforma cultural Living Books, leva agora para São Paulo esse projeto que propõe a ressignificação do mercado e do consumo de literatura no Brasil. A iniciativa nasceu, em 2023, para despertar encantamento e promover novas conexões do público com obras literárias clássicas, através de exposições itinerantes que proporcionarão experiências imersivas, materializando histórias e personagens consagrados da literatura.
Mais do que oferecer uma nova maneira de consumir obras literárias, a Living Books transforma páginas de livros em experiências tangíveis e memoráveis. “Iremos surpreender, encantar e fazer com que, através de exposições sensoriais, a vivência das histórias seja capaz de despertar no leitor aquela sensação de ter terminado o melhor livro da sua vida. Só que desta vez, ao vivo e compartilhando o momento com familiares e amigos”, afirma Ana Paula Oliveira, head de marca da plataforma Living Books.
“Ao mergulhar os visitantes em um mundo interativo e imersivo, elementos de design cuidadosamente concebidos se unem à tecnologia para transmitir ensinamentos profundos de forma cativante, enriquecendo a mente enquanto encantam os sentidos”, diz Felipe Reif, sócio da Deeplab Project, correalizadora da exposição. “Uma experiência inesquecível, na qual o visitante é convidado a fazer parte da obra mais lida da literatura mundial”, completa João Almendra, sócio da BGO, outra correalizadora da exposição.
A exposição “Pegadas do Pequeno Príncipe” tem curadoria assinada pela Dra. Mônica Cristina Corrêa, a maior especialista do Brasil no tema. Com a competência e paixão que a caracterizam, Mônica traz à exposição um olhar expert, revelando detalhes e nuances que enriquecem a experiência dos visitantes, tornando-a uma jornada inesquecível pelo universo do Pequeno Príncipe. “Percorrendo a exposição, o público poderá redescobrir a obra seguindo as pegadas do pequeno príncipe, que são também as do seu autor. Um mundo fascinante e rico de conhecimento e beleza que deixam claro por que O Pequeno Príncipe faz 80 anos sem envelhecer e prometendo estar na moda daqui a outros 80”, explica Mônica.
Ao longo dos seus 80 anos, o Pequeno Príncipe conquistou uma legião de admiradores que vivem os aprendizados e as pegadas do herói por toda a vida. Para esses fãs, a exposição será uma oportunidade de ir fundo em cada detalhe da obra ao lado de quem ama e conhecer mais sobre a vida do genial Antoine Saint-Exupéry.
Com um total de 12 salas, o público inicia a visita na exposição fazendo uma viagem pelo universo de Antoine de Saint-Exupéry. Em uma reprodução do escritório do autor, o visitante vai sentir o clima do início do século passado por meio do mobiliário, trilha sonora, figurinos, objetos pessoais e rascunhos do escritor, até as páginas do livro. Referências marcantes da obra, das viagens do autor feitas no Brasil, de momentos que falam sobre o olhar puro que somente as crianças possuem, como a lição sobre o Chapéu, o Elefante e a Jiboia e O Carneiro Dentro da Caixa, estão presentes nas salas seguintes.
Na sala dos asteroides, o público vai interagir com cada planeta e seus moradores, visitado pelo pequeno herói antes de sua chegada no deserto. O deserto, por sinal, é mais um dos lugares que será explorado pelos visitantes em uma sala com texturas e a instalação do Breguet-14, um dos aviões usados pelo autor ao longo de sua vida. O olhar sobre o cuidado com o planeta de Saint-Exupéry ganha uma sala com cenas da Terra em projeções em 360º.
Além de celebrar os 80 anos da primeira edição da obra de Antoine de Saint-Exupéry “Pegadas do Pequeno Príncipe”, tem outro nobre propósito: retribuir à sociedade, destinando 10% da arrecadação da bilheteria ao renomado Hospital Pequeno Príncipe, o mais reconhecido hospital exclusivamente pediátrico do país, localizado em Curitiba, no Paraná. A iniciativa busca contribuir com o funcionamento do complexo e com uma melhor saúde infantil para a sociedade.
Desde o seu lançamento da primeira edição, em 6 de abril de 1943, a história do Pequeno Príncipe atravessou fronteiras, alcançando 548 línguas-culturas e conquistando corações em todo o mundo. Seu apelo atemporal toca tanto leitores adultos, que aprendem valiosas lições sobre a vida e redescobrem a essência da infância, quanto os pequenos, que se encantam com as aventuras.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais