Por acaso já passou por sua cabeça querer mudar de carreira estando em um ótimo emprego, ou até mesmo no auge da sua profissão? Pode parecer loucura, mas essa possibilidade existe. Muitas vezes a pessoa larga regalias e benefícios para explorar uma nova paixão. É perigoso fazer isso? Muito! Porém, nada melhor do que trabalhar com o que a gente gosta, não é mesmo?
Atualmente, mudar de carreira vem sendo uma tendência crescente. As pessoas estão buscando a reinvenção de si mesmas e de suas vidas profissionais. Mas para fazer isso, você não deve se esquecer dos riscos e dificuldades que pode enfrentar. Segundo Sudhir Venkatesh, que já foi professor de sociologia na Universidade de Colômbia e agora aconselha empresas em desafios de estratégia, existem 3 perguntas importantes que você deve se fazer antes de partir para essa grande mudança.
Acreditamos que há a oportunidade real de mudar de carreira e construir um caminho glorioso. Porém, é preciso ter cautela. Por isso, confira agora quais são estas 3 perguntas que podem te ajudar a transformar desafios inevitáveis em grandes oportunidades:
É bom que você esteja preparado para abraçar sua infelicidade. Pode demorar um pouco para reconhecer e aceitar o descontentamento, então seja paciente. Somente acreditando que você merece o melhor, as ideias começarão a impulsionar a ação para um novo caminho.
Quando estamos em “perigo” é difícil admitir que não estamos felizes, que tentamos o nosso melhor e não está tendo resultados. Sem ter tempo para aceitar que merece algo melhor, você pode estar apenas replicando o seu descontentamento em algum lugar novo. E isso leva à próxima pergunta:
Antes de mudar de carreira, é preciso distinguir fatores. Talvez mesmo que insatisfeito, você ame o seu trabalho, pois é o que foi treinado para fazer. Porém, o local é tão insuportável, que uma mudança profissional pareça ser a única solução. Consequentemente, isso te leva a querer um novo emprego, atuando em um lugar desconhecido. Acredite, isso pode aumentar sua infelicidade.
Para iniciar um novo empreendimento, primeiro você precisa “quebrar” esse ciclo. Explore em detalhes o que você não gosta em seu trabalho atual. Se questione se quer trabalhar sozinho, ter mais flexibilidade, viajar menos e etc. E detalhe, quem é adepto a mudanças se torna ótimo em identificar exatamente o que quer deixar para trás.
Existem indicadores que podem lhe permitir especificar o que gosta no seu trabalho e deseja que esteja na sua nova profissão. São os chamados “três Ts”:
Acreditamos que estas perguntas possam te ajudar e evitar uma pressão desnecessária sobre si mesmo ao buscar uma nova vocação. Essa vontade de reinvenção raramente surge do dia para a noite. Mas nada adianta se você quiser mudar e deixar tudo isso no papel. É preciso que você coloque em prática. Converse com as pessoas e troque ideias que possam te ajudar a encontrar sua verdadeira motivação. Somente assim você realmente saberá se precisa mudar de profissão, ou não.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais