Familias olfativas dos perfumes parte 6: Vetiver

Compartilhe

Vetiver, uma gramínea comum em países orientas e alguns caribenhos esconde uma fascinante qualidade: Cheiro de madeira. De imediato, é difícil associar uma planta com um dos melhores cheiros de madeira que existem. O vetiver é uma matéria prima completa, sozinha é capaz de ser usada como um perfume. O espectro olfativo da fragrância, ou seja, os cheiros que compõem a nota, são bem abrangentes, sendo a principal delas um cheiro amadeirado branco e bem polido, que possuem facetas herbácias, cítricas, terroras, esfumaçadas e até mesmo amendoadas. Selecionei cinco fragrâncias com a nota para que vocês possam conhecer um pouco mais de uma das mais classudas matérias primas amadeiradas da perfumaria!

 

TERRE D’HERMÈS – Vetiver tradicional

Talvez o primeiro contato de muitos com a nota seja através do clássico contemporâneo, Terre d’Hermès. Aqui, além da laranja amarga e cítrica, unida da pimenta rosa canforada, o destaque fica por conta do acorde amadeirado da base do perfume. O vetiver em sua forma mais simples, apresenta-se de maneira amadeirada, branca e levemente terrosa. Simples e muito eficaz, cria uma âncora densa que impede que o perfume seja um simples cítrico aromático, e ganhe robustês e elegância.

ENCRE NOIRE – LALIQUE – Vetiver seco

Um dos perfumes mais soturnos e sombrios, Encre Noire combina a planta com o cipreste, uma árvore, tornando uma representação fiel ao cheiro de tinta de caneta com uma mesa de madeira. A madeira aqui, originária do vetiver, é seca, rústica, e embora seja polida apresenta algumas arestas. Algumas nuances levemente herbais também aparecem com um suave toque terroso no fundo.

ORIGINAL VETIVER – CREED – Vetiver herbal

Original Vetiver merece uma história por si só por ser um clone praticamente do Mugler Cologne, mas isso fica para outro artigo.  O perfume britânico traz o vetiver que apresenta suas características herbáceas mescladas com as cítricas. O cítrico aqui não lembra diretamente nenhuma fruta, mas tem algumas similaridades com o limão. Além do cheiro verde e herbal refrescante, o cheiro amadeirado também é evidente.

SYCOMORE – CHANEL – Vetiver esfumaçado

A matéria prima “zen” aqui ganha rusticidade. A maison francesa entrega o amadeirado tradicional da planta com nuances especiadas e levemente esfumaçadas. Na sua base, o terroso clássico da matéria prima tem um toque esfumaçado, quase como se ela estivesse sendo queimada sob o solo molhado, mesclando o vapor da madeira com o cheiro de terra úmido.

GREY VETIVER EAU DE PARFUM – TOM FORD – Vetiver completo

A fragrância estadunidense entrega a completa experiência do vetiver. Não só tem o tradicional amadeirado amendoado, com um toque terroso, como também tem nuances herbáceas e cítricas, mas com muito pouco do esfumaçado. Ele também tem outras características inatas da fragrância, como a pimenta rosa que também dá um toque canforado. É um dos perfumes mais elegantes disponíveis no mercado, e eu recomendo muito que você experimente.

Danilo Mancini

Danilo Mancini, 31 anos, formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo. Apaixonado por arte, moda e perfumes. Possui um canal no YouTube dedicado a criar vídeos sobre perfumaria, com toques caricatos e irreverentes.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais