Pergunta rápida: qual é o personagem mais estiloso na história do cinema?
Eu apostaria toda a gloriosa reserva de dólares do El Hombre (ok, não tão gloriosa assim, exatos US$ 3,75 que estão em nosso PayPal desde 2013) que você pensou em James Bond.
Sempre que um novo filme do 007 estreia — e faltam apenas 2 meses para a chegada de “Spectre”, senhores! — a internet é tomada por uma obsessão total e coletiva pelas roupas dele.
Mas pouco se fala sobre um certo detalhe do estilo pessoal de Bond: o perfume.
Os filmes sempre deixam esta informação de lado, provavelmente porque ninguém sente cheiro no cinema. Mas é uma questão misteriosa — e interessante — que despertou a minha curiosidade.
Encontrei a resposta num site chamado “James Bond Lifestyle”, que como você pode imaginar, tem tudo sobre o espião: Floris No.89, eis o nome da fera.
Num guia de estilo do 007, que fiz há algumas semanas aqui no site, cheguei a comentar sobre ele, mas achei que o tema merecia um post mais completo.
O Floris No.89 era o perfume predileto de Ian Fleming, o escritor por trás do 007, que se inspirou em sua própria história (misturada com uma evidente e generosa dose de fantasia) para criar o agente.
(Abro um breve parêntese para lembrar que Fleming foi comandante da Marinha Britânica durante a II Guerra Mundial — a mesma patente de Bond — e também trabalhou no serviço secreto.)
Há referências sobre o Floris em três livros do 007: Moonraker, Dr. No e Diamonds Are Forever.
Lançado em 1951, até hoje o Floris No.89 está em produção, apesar de não ser vendido no Brasil. Eu, pelo menos, não encontrei em lugar nenhum, apesar de procurar muito.
Mas é possível comprar no site da Floris, que é a perfumaria mais antiga do Reino Unido, fundada em 1730. Custa 75 libras, em torno de 430 reais.
Amadeirado e cítrico, ele recebeu uma ótima nota de 3,94 de 5 pelos usuários do Fragrantica, um dos principais sites de review de perfume da internet.
Nada garante que usar o Floris No.89 te deixará tão irresistível para as mulheres quanto Bond. Mas que é um bom tema para puxar conversa, eu confio plenamente que sim.
+Os 10 melhores perfumes masculinos
+O guia de estilo do James Bond