InícioAtitudeDesenvolvimento PessoalFoco e produtividade: como aumentá-los e potencializar sua mente

Foco e produtividade: como aumentá-los e potencializar sua mente

Para almejar o sucesso e conseguir dar o seu melhor, existem duas habilidades fundamentais que devem fazer parte da sua vida: foco e produtividade. Mesmo com as duas tendo grande importância, é quase impossível mantê-las sempre em um alto nível. Contudo, existe uma maneira de aperfeiçoar essas habilidades.

Em entrevista à Forbes, o mestre da aprendizagem rápida, Jim Kwik, falou que é possível potencializar o próprio cérebro e maximizar o foco e produtividade. O autor do best-seller “Sem Limites” deu 5 dicas de como usar a cabeça da melhor forma e otimizar sua mente.

Alimente bem seu cérebro

De acordo com Kwik, tudo o que você come tem impacto direto no seu cérebro. Se houver um consumo muito grande de açúcar ou comida processada, isso pode afetar o funcionamento dele.

Para não haver uma queda de foco e produtividade, é preciso comer alimentos que são saudáveis e nutritivos, pois eles também são amigáveis ao cérebro. Opte por consumir produtos ricos em vitaminas e nutrientes.

Permaneça hidratado

A desidratação pode causar fadiga e confusão mental, além de reduzir nossa capacidade de concentração. Por conta disso, é sempre recomendável andar com uma garrafinha d’água, principalmente em dias secos.

Manter-se hidratado melhora o fluxo sanguíneo, que consequentemente aumenta a circulação de oxigênio no cérebro. Kwik afirma que apenas por estar hidratado, sua velocidade de raciocínio pode aumentar de 15% a 30%.

Movimente-se ao máximo

Parte da vida é estar sempre em movimento. Kwik explica que o funcionamento do cérebro está atrelado ao movimento do corpo. Isso explica porque várias pessoas prestam mais atenção em audiobooks e podcasts quando estão fazendo outra coisa.

O movimento do corpo ajuda a reter informações e a nos entender. Por isso, é necessário fazer exercícios diariamente. Não é preciso treinar para uma maratona todos os dias: qualquer tipo de movimento já ajuda, desde uma caminhada lenta até um treino de intensidade por alguns minutos.

Tenha um bom sono

Conseguir dormir bem e ter um descanso é a forma que seu cérebro usa para se recuperar de cada dia. Afinal, ter um sono de qualidade é mais importante para sua mente do que a quantidade de horas dormidas, de acordo com Kwik.

O mestre da aprendizagem rápida ainda explica que é importante criar uma rotina de sono. Deixar seu quarto escuro e silencioso é umas das coisas que ajudam a se livrar da tensão e ter uma boa noite de descanso.

Controle seu estresse

Kwik alerta que o estresse crônico tem o poder de fazer o cérebro encolher. Embora seja impossível simplesmente eliminá-lo de nossa rotina, devemos aprender a como lidar com ele.

Para conseguir ter momentos de mais calma no seu dia, crie novos hábitos que reduzem o estresse da sua rotina. Algumas opções são:

  • Caminhar pela natureza;
  • Cozinhar uma refeição;
  • Passear com seu pet;
  • Fazer yoga ou meditação.

Uma vez que você incorporar essas algumas dessas atitudes no seu dia-a-dia, você verá os resultados aparecendo.

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

Vitor Leite
Vitor Leite
Fanático por futebol internacional, Vitor é um dos redatores daqui do El Hombre. Escreve sobre entretenimento, lifestyle e, claro, esportes.