O jogador de basquete Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, viralizou nos últimos dias, após um discurso que fez após seu time ser eliminado pelo Miami Heat nos playoffs da NBA. Ao ser questionado na coletiva de imprensa se a temporada havia sido um “fracasso”, devido à eliminação precoce, sua resposta foi uma verdadeira lição de inteligência emocional, ao colocar em perspectiva o que significa o sucesso. Confira abaixo um ótimo artigo (traduzido ao português) que a jornalista especializada em liderança e negócios Orianna Rosa Royle escreveu na revista “Fortune” sobre este memorável discurso Antetokounmpo.
Desde a política até os esportes, passando pelas propagandas motivacionais, somos obcecados pela vitória. Quando nos guiamos por frases como “o segundo lugar é o primeiro perdedor” ou “vencer não é tudo, é a única coisa”, a vitória se torna o critério pelo qual medimos nosso valor.
É por isso que o discurso sobre a realidade do sucesso feito por Giannis Antetokounmpo, eleito duas vezes o MVP (jogador mais valioso) da NBA, tem sido tão revigorante para muitos.
Depois de ser questionado se a temporada do Milwaukee Bucks foi um “fracasso”, após a surpreendente derrota na primeira rodada dos playoffs para o Miami Heat — após terem sido eliminados nas semifinais da Conferência na temporada anterior –, ele respondeu de forma rápida: “Você é promovido todos os anos no seu trabalho?”
A analogia de Antetokounmpo sobre uma promoção no trabalho abre caminho para uma profunda reflexão, sobre como as pessoas veem o sucesso (e, com ele, o fracasso) no esporte e na vida em geral:
É fácil esquecer, quando aplaudimos os atletas número 1 do mundo no pódio, que eles são como trabalhadores comuns. Mas, assim como no mundo real, chegar ao topo de um esporte realisticamente requer “múltiplos passos”. E, como Antetokounmpo destaca, isso leva tempo.
“A cada ano você trabalha, você trabalha em direção a algo, em direção a um objetivo, que é ser promovido, ser capaz de cuidar da sua família, fornecer uma casa para eles, cuidar dos seus pais”, continuou o grego. “Você trabalha em direção a um objetivo — não é um fracasso. São passos para o sucesso.”
Perder uma promoção — ou, no caso dele, uma temporada — não equivale a um fracasso. E, mais do que isso, ver a perda a curto prazo como tal é uma visão míope, enfatizou Antetokounmpo ao citar Michael Jordan.
“Michael Jordan jogou por 15 anos, ganhou 6 campeonatos. Então, os outros 9 anos foram um fracasso?”
Ele enfatizou seu ponto — de que o sucesso pode levar décadas para ser alcançado, não sendo uma vitória da noite para o dia — destacando a seca histórica de Milwaukee antes do título em 2021.
“Então, este 50 anos, de 1970 a 2020, em que nós não ganhamos um campeonato, foram 50 anos de fracasso? Não, não foram. Houve passos para chegarmos ao título de 2021. Conseguimos ganhar um e esperamos poder ganhar outro.”
O conselho mais tranquilizador de Antetokounmpo veio quando ele concluiu que todos têm “bons e maus dias” — inclusive os atletas.
“Em alguns dias, você consegue ter sucesso. Em outros dias, não. Em alguns dias, é a sua vez. Em outros dias, não é a sua vez”, acrescentou. “Isso é o que os esportes são. Nem sempre se vence. Outras pessoas vão vencer. Este ano, outra pessoa vai vencer. Simples assim.”
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais