Nessa segunda-feira a Boston Dynamics, empresa de engenharia robótica, apresentou o Spot, um robô de quatro pernas desenvolvido para operações internas ou externas.
Esse é o 11º membro da família de robôs da Boston Dynamics, que foi comprada pela Google em dezembro de 2013.
O Spot é um irmão menor do BigDog, robô quadrúpede criado em 2005 que tem como propósito caminhar ou correr por terrenos irregulares e carregar cargas pesadas. Com cerca de 75 centímetros de altura, o BigDog suporta mais de 150 kg.
A nova criação da empresa, no entanto, apesar de não ser muito forte é bem mais ágil. Ligeiramente menor, apresenta melhor desenvoltura em terrenos irregulares e também em subidas e descidas.
Além disso, o Spot, que é movido por energia elétrica, mostra uma estabilidade impressionante. No vídeo de apresentação ele leva dois chutes laterais e mesmo assim se mantém em pé. O robô também é capaz de subir escadas.
Para monitorar seus movimentos ele leva sensores de localização na “cabeça” e para se movimentar conta com mecânica hidráulica nas quatro “patas”, como seu irmão mais velho.
Segundo seus criadores, o Spot pode ser útil eventualmente em resgates, mapeamento ou para acessar zonas destruídas, além dos já mencionados trabalhos internos.
Agora conheça os familiares de Spot, que também apresentam tecnologia sfantásticas:
O LS3 foi criado para acompanhar soldados em ação. Com o tamanho de um boi, ele carrega mais de 180 kg nas “costas”.
Esse é um dos robôs mais famosos da empresa. E ele tem essa fama toda por ser um dos únicos que levam o formato humano. Ele também tem habilidades para andar em terrenos irregulares e pode até mesmo escalar e usar ferramentas.
Esse é o outro robô humanoide da Boston Dynamics. Mas ele permanece apenas dentro do laboratório, pois serve para testes de roupas que protegem contra substâncias químicas.
A grande peculiaridade desse robô é a velocidade – por isso Cheetah, que em português é Chita ou Guepardo. Ele chegou a alcançar mais de 45 km/h em testes numa esteira.
O WildCat é um projeto desenvolvido a partir do Cheetah. Seu grande recurso também é a velocidade. A ideia é que ele consiga ser rápido em todos os tipos de terreno.
Como falamos, o BigDog é o pai do Spot. Ele é bastante versátil e caminha por pedregulhos, água e neve.
O SandFlea não tem formato de animal. Com suas quatro rodas e 5 kg, sua habilidade é dar grandes pulos. Ele chega a saltar mais de 10 metros.
O RHex anda por qualquer tipo de terreno, por mais complicado que ele seja. Isso por conta de suas seis “perninhas” flexíveis, que têm funcionamento independente.
Esse robô, assim como o RHex e o SandFlea, também tem dimensões modestas: 2 kg e 25 centímetros de comprimento. Sua especialidade é andar na vertical. Ele escala tanto paredes, quanto árvores e fendas.
O pequeno robozinho LittleDog serviu de estudo para os cientistas. É uma mini versão do Spot e do BigDog. Os pesquisadores o usaram para entender melhor o funcionamento da locomoção nessas tecnologias.