Recentemente, a Rockstar Games anunciou em sua página oficial, novos detalhes sobre a remasterização dos três primeiros jogos em 3D da popular franquia de jogos “sand box” Grand Theft Auto. A trilogia compõe os games Grand Theft Auto III (de 2001), Grand Theft Auto: Vice City (2002) e Grand Theft Auto: San Andreas (2004).
Desde Grand Theft Auto III, a franquia é sinônimo para jogos de mundo aberto, feito pouco explorado com tanta precisão até o lançamento deste revolucionário game. Logo após seu lançamento, GTA III receberia duas prequels, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas, que expandiam imensamente todos os aspectos introduzidos no primeiro jogo em 3D da série.
Com tantas informações e novidades fresquinhas acerca do lançamento, hoje vamos focar em dar detalhes sobre datas de lançamento, plataformas, requisitos de sistema para a versão de PC, o que esperar das remasterizações e tudo mais que a Rockstar Games liberou até agora. Portanto, continue lendo o nosso artigo!
Para aqueles que não tiveram a oportunidade de jogar os três clássicos na época em que foram originalmente lançados (lá no comecinho dos anos 2000), a trilogia em 3D (que se passa em um outro universo da “Era HD” de Grand Theft Auto IV e Grand Theft Auto V/Online, títulos mais recentes da série), marcou por ser um dos jogos que definiram o PlayStation 2 – console da sexta-geração vigente naquela época. Pouco tempo depois das versões originais de PS2, adaptações da versão do console da Sony para PC e Xbox (clássico) apareceriam, com leves diferenças entre elas.
Em Grand Theft Auto III, a trama se passa em Liberty City, no ano de 2001 (o mesmo do lançamento do game). O enredo conta a história do criminoso Claude, que após um assalto de banco, é surpreendido e baleado por Catalina, sua própria companheira amorosa e comparsa de assaltos. Enquanto Catalina foge com o dinheiro, Claude é deixado no chão para morrer e, embora sobreviva, é capturado pela polícia. Após conseguir escapar das forças da lei, Claude busca vingança com a ajuda do mundo do crime, conhecendo líderes de gangues e organizações criminosas, como máfia italiana Leone e a organização criminosa japonesa Yakuza.
No prequel Grand Theft Auto: Vice City, assumimos o controle do mafioso Tommy Vercetti, ex-membro da máfia italiana Forelli. O jogo se passa no ano de 1986, na também fictícia cidade de Vice City. Tommy já era um conhecido criminoso de Liberty City quando era membro da máfia, e com o crescente aumento de sua popularidade dentro da organização, Sonny prepara uma emboscada para Tommy, embora este consiga sobreviver. No entanto, Tommy é capturado pela polícia de Liberty City, passando 15 anos na prisão.
Interessado no tráfico de drogas de Vice City, e sabendo do potencial de Tommy como negociante e “soldado” da família, Sonny consegue tirar Tommy das grades para uma compra de drogas em Vice City com outros membros dos Forelli. Ocorre que Tommy é emboscado durante a negociação por uma organização local, conseguindo fugir apenas com o seu advogado, Ken Rosenberg. Ameaçado por Sonny pelo procedimento sem êxito, Tommy tenta arrumar um jeito de concertar a situação, ao passo que também se aproveita do fato de estar em uma nova cidade para construir seu novo e próprio império ao longo da trama.
Já em Grand Theft Auto: San Andreas, situado em 1992, o protagonista Carl Johnson, o conhecido “CJ”, recebe um telefonema de seu irmão, Sean Johnson (apelidado de “Sweet” em praticamente todo o jogo), de que sua mãe foi assassinada durante um confronto de gangues de rua locais. Carl Johnson, que havia se distanciado da família para morar em Liberty City após a morte de um de seus irmãos anos antes, decide voltar para San Andreas. Inicialmente hostilizado por Sweet por ter ido embora, CJ tenta buscar pelos envolvidos na morte de sua mãe, ao mesmo tempo que tenta reunir os velhos membros da sua antiga gangue, a Grove Street Family.
Os três jogos originalmente rodavam na “engine” RenderWare, uma tecnologia que a Rockstar Games utilizou em muitos dos seus jogos da época, como Bully e Manhunt. Ao invés de simplesmente atualizar modelos em 3D (como carros e personagens) e aumentar a resolução das texturas, a Definitive Edition não propõe fazer apenas isso, mas traz a trilogia GTA para o motor gráfico Unreal Engine, utilizado em centenas de títulos da atualidade.
Grande parte do trabalho está sendo feito pela Grove Street Games, anteriormente conhecida por War Drum Studios. A companhia é conhecida por ter feito alguns “ports” dos jogos da Rockstar para smartphones, além de ter desenvolvido as versões de Xbox 360 e PlayStation 3 (versão não “PS2 Classics”) de GTA San Andreas. Embora as adaptações para smartphone tenham sido recebidas de maneira positiva, as versões de Xbox 360 e PlayStation 3 de GTA San Andreas foram duramente criticadas pelo excesso de problemas, e decisões controversas. Agora, no entanto, além de uma maior supervisão da própria Rockstar Games e uma radical mudança para um motor gráfico inteiramente novo, podemos ficar muito esperançosos de que a The Definitive Edition seja realmente a melhor versão para aproveitar os clássicos novamente.
Além das já esperadas altíssimas resoluções nas modernas plataformas, a Rockstar Games já anunciou que os novos games terão melhorias em relação aos controles, de maneira que se assemelhem aos de GTA V e Red Dead Redemption 2, e vários aperfeiçoamentos, como as já mencionadas melhorias em modelos em 3D e texturas, maiores campos de visão/projeção (chamadas no inglês de draw distance), melhorias de clima/água/partículas, um novo sombreamento melhorado e aperfeiçoamentos na vida artificial do ambiente do jogo.
Além disso, as versões para PlayStation 5 e Xbox Series X terão suporte para resolução 3840 × 2160 (4K) e rodarão simultaneamente com 60 quadros por segundo – de acordo com a companhia. Até agora, não ficou muito claro se o Xbox Series S também apresentará a mesma performance com resolução 4K do seu irmão “high-end” Series X, embora seja muito provável que teremos performance praticamente igual, ou muito semelhante nesse console.
De acordo com os requisitos de sistema oficiais já liberados pela Rockstar Games, a versão para PC vai precisar de, no mínimo, um processador i7 da segunda geração (Sandy Bridge) e uma GeForce GTX 760 com 2GB (sendo essa uma placa de vídeo lançada em meados 2013), além de 45GB de espaço livre no HD. Com esses requisitos, podemos ter uma noção de que o jogo não terá o mesmo visual de jogos como Red Dead Redemption 2 ou Grand Theft Auto V, mas melhorias gráficas ainda serão destaque.
Vale ressaltar que estes requisitos são o “mínimo” recomendados pela empresa. Então se você é um usuário de PC e vai querer revisitar os clássicos remasterizados com melhorias gráficas superiores e gráficos em 4K com 60 quadros por segundo, tenha certeza de que seu computador preenche os requisitos recomendados – ou mais. Segue a tabela:
Requisitos de sistema
Originalmente, nenhum dos três jogos foram lançados no idioma nacional, mas já foi revelado que todos os três jogos serão legendados oficialmente pela primeira vez para português – especificamente brasileiro – sendo uma notícia que vem agradando muitos fãs, visto que todos os jogos da franquia possuem longos e diversos diálogos.
Além da tradução de legendas para português brasileiro, o game contará com suporte a vários outros idiomas que não estavam presentes no lançamento original, como chinês, russo, polonês, coreano e até espanhol mexicano. Para os usuários de Nintendo Switch, a The Definitive Edition terá suporte aos controles de movimento para algumas funções, como a mira. Também virá com um suporte para a tela touchscreen do console híbrido da Nintendo, para os menus dos jogos e afins. O lançamento dos jogos em uma plataforma da Nintendo é uma grande novidade, já que nenhum dos três jogos foi desenvolvido para o rival do PlayStation 2 naquela época: o Nintendo GameCube.
Além dos já mencionados aprimoramentos e novidades, não temos ainda informações se as novas remasterizações terão novas missões, armas, carros, propriedades para comprar ou coisas do tipo. Ao que tudo indica, isso é muito pouco provável.
Com tantos jogos de mundo aberto com estrutura e mecânicas parecidas com a de Grand Theft Auto (como Saints Row, Just Cause e Mafia), alguns jogadores devem estar se perguntando se vale a pena investir em remasterizações de jogos lançados há 20 anos atrás. Essa é uma dúvida conveniente para os jogadores que não se lembram muito bem dos jogos ou não jogaram completamente na época em que foram lançados. Mas vale ressaltar que estes jogos possuem um valor replay extenso, que juntos deixam a maioria dos games concorrentes envergonhados: após as missões principais em todos os três títulos, o jogador poderá fazer várias missões secundárias, coletar colecionáveis e descobrir segredos no mapa.
Só em GTA San Andreas, por exemplo, existem inúmeras outras tarefas que vão manter o jogador entretido por horas, tal como torneios em estádios, compra de propriedades (casas e comércios), missões de autoescolas e até atividades que não são necessárias para alcançar 100%, como centenas de peças de roupa e inúmeras namoradas encontradas ao longo do game. Adicionalmente, os jogos possuem troféus inteiramente novos para essa versão (um especial para as versões de PC, PlayStation e Xbox).
Além da esmagadora quantidade de conteúdo desbloqueável, temos de apreciar a narrativa/história de todos os três jogos extremamente bem escrita, dublagem por conhecidos e excelentes atores e a trilha sonora inesquecível que muitos jogadores cresceram ouvindo, fazendo do pacote todo uma das melhores experiências que teremos no mundo dos jogos eletrônicos para 2021.
Embora GTA III seja o que possui a menor quantidade de conteúdo dos três games que acompanham o pacote, não deixa de ser um jogo que merece ser jogado do começo ao fim, visto que sua qualidade permanecerá intacta e ainda é visto por alguns fãs como o favorito, já que possuía uma atmosfera mais sombria em relação aos dois outros games que viriam a suceder. Afinal, cada fã de GTA tem seu game específico como favorito.
A Rockstar Games também liberou as datas de lançamento para a trilogia remasterizada para todas as plataformas, tanto na versão digital como na forma física.
De acordo com a própria companhia, Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition será lançado no dia 11 de novembro de 2021 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch e PC (por vias do Rockstar Games Launcher da própria empresa), mas apenas na forma digital – que já se encontra na pré-venda. A versão em mídia física será lançada no dia 7 de dezembro de 2021 para Xbox Series X, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. O jogo custará a partir de R$ 300,00.
Curiosamente, o trailer oficial com as datas para ambos os formatos, não especifica se haverá uma versão em mídia física para PlayStation 5, indicando provavelmente que os donos de PS5 não terão uma versão dedicada para o console de última geração, mas terão que rodar o formato físico por vias da versão de PS4 física do dia 7 de dezembro.
Há ainda uma versão para smartphones com lançamento previsto para 2022 sem uma data específica.
Por último, uma versão solo de Grand Theft Auto III – The Definitive Edition, estará disponível aos assinantes do PlayStation Now nos consoles PlayStation 4/5 no dia 7 de dezembro. Em contrapartida, donos de consoles Xbox terão acesso ao Grand Theft Auto: San Andreas – The Definitive Edition através da assinatura Game Pass no mesmo dia de estreia do lançamento da trilogia no formato digital.
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