“Gun-Fu”, um termo que pode parecer novo para muitos, é a base da ação espetacular vista na franquia “John Wick”. Este estilo de combate único, que mistura artes marciais tradicionais com o manuseio de armas de fogo, foi originalmente concebido pelo diretor John Woo no final dos anos 80 em filmes como “A Better Tomorrow” e “The Killer”. Desde então, o Gun-Fu tem sido uma presença em vários filmes, mas é em “John Wick” que ele é exibido em sua forma mais fascinante.
O Gun-Fu apresentado na série “John Wick” é uma mistura de várias artes marciais e técnicas de tiro. De acordo com o diretor Chad Stahelski, o estilo combina jiu-jitsu brasileiro, tiro tático e judô. Sob a supervisão do coordenador de luta Jonathan Eusebio, o ator Keanu Reeves treinou intensamente nesses estilos para criar um sistema de luta que é ao mesmo tempo tradicional e experimental.
O elemento que torna o Gun-Fu verdadeiramente único é a incorporação de armas de fogo na luta corpo a corpo. Ao contrário de muitos filmes que tratam os combates com armas de fogo e a luta corpo a corpo como coisas distintas, John Wick integra as pistolas na própria arte marcial. Há movimentos tradicionais que são pontuados com um tiro de arma de fogo. Este estilo de luta enfatiza técnicas rápidas de tiro e desenho.
Outras artes marciais presentes na série “John Wick”, mas que não são mencionadas diretamente quando se descreve o Gun-Fu, são o Jeet Kune Do e o Kali. Esses estilos são evidentes em várias cenas de luta dos filmes. Se pensarmos em um combate em termos de alcance, temos o alcance longo (armas de fogo), o alcance de combate corpo a corpo (Jeet Kune Do e Kali) e o alcance de agarramento (judô e jiu-jitsu).