Em uma época em que a sustentabilidade é cada vez mais valorizada, uma nova tendência vem ganhando espaço na construção civil: a utilização da cannabis, mais especificamente do cânhamo, na construção de casas. O cânhamo é uma variedade da planta Cannabis Sativa, conhecida por seu rápido crescimento, baixo consumo de água e propriedades de captura de carbono.
Concreto de cânhamo
O concreto de cânhamo, material resultante da mistura do núcleo lenhoso da planta com um aglutinante feito de água e cal, tem se mostrado uma alternativa resistente e sustentável aos materiais de construção tradicionais. Além de ser renovável, o cânhamo captura carbono do ar durante seu crescimento, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Demanda por materiais sustentáveis
A indústria da construção, responsável por aproximadamente 37% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), tem buscado alternativas para reduzir sua pegada de carbono. Nesse contexto, o cânhamo surge como uma opção promissora, uma vez que um hectare da planta é capaz de absorver entre 9 e 15 toneladas de CO2 em apenas cinco meses de crescimento.
Desafios para a adoção em larga escala
Apesar dos benefícios, a adoção do cânhamo na construção civil em larga escala ainda enfrenta desafios. Mudanças em regulamentações governamentais, certificações técnicas, financiamento e infraestrutura para aumentar a produção industrial de cânhamo são necessárias. Além disso, é preciso simplificar as cadeias de suprimentos e tornar o cânhamo mais acessível.
Fonte: BBC