Lifestyle

Hobby de fotografia: os equipamentos que você precisa ter

Compartilhe

Ter um hobbie é muito saudável e divertido. A fotografia vem conquistando inúmeros adeptos nos últimos anos, graças ao smartphone, que atua como porta de entrada para vários aspirantes a fotógrafos, tudo dentro do bolso. Mas o hobbie inicial acaba evoluindo, tornando inevitável investir em equipamentos melhores. Esse texto listará  alguns equipamentos para comprar em boas lojas de fotografia para você aprimorar o seu hobby fotográfico e ter uma experiência melhor.

Como começar?

O mais comum atualmente é começar com o próprio smartphone, por se tratar de uma câmera com relativa boa qualidade e aprendizado fácil no bolso. Existem perfis exclusivamente focados nas fotografias que os celulares conseguem fazer. Você inclusive pode aprimorar o celular com lentes portáteis, mas elas ainda estão longe da qualidade que uma câmera profissional pode oferecer. Alguns tipos de fotos – especialmente as noturnas – também não ficam tão boas em geral. E nessa frustração, nasce a tentação de evoluir o hobbie.

A sua primeira câmera

Se você realmente quer investir no hobby fotográfico e aposentar o celular, invariavelmente você deverá comprar uma câmera. Existem modelos de entrada, que ainda são caros, mas que imediatamente entregam uma qualidade superior quando comparados com os celulares. A linha T-Canon e SL3, ambas da Canon, são ótimas para iniciar.

Equipamentos básicos

Agora que você tem uma câmera, precisa de mais alguns equipamentos básicos: mochila e tripé. Normalmente quando você compra uma câmera nova, ela vem com uma bolsa básica para transporte, mas você pode investir numa mais completa e que permita a alocação de outros equipamentos futuros. Os tripés, ainda que não obrigatórios, permitem expandir o tipo de foto que você pode fazer, e ainda é uma ótima forma de gravação de vídeos.

Entram nessa lista também os cartões de memória e as unidades de armazenamento, como HDs externos. Fotos ocupam muito espaço e você pode rapidamente lotar um cartão; ter que interromper sua atividade por falta de espaço no cartão não é uma experiência legal. Por isso invista em cartões de memória que permitam grandes quantidades de armazenamento, para que você possa esbanjar qualidade e quantidade nas fotos.

Lentes e cursos

As lentes podem ser equipamentos básicos ou avançados, dependendo do quanto você pretende investir de imediato. As câmeras já possuem um kit inicial, sendo possível até trabalhar com elas, obtendo um retorno financeiro. Mas se você quer tirar o melhor da sua câmera, ter outras opções de lente é uma boa ideia, só que elas podem custar caro, dependendo do modelo. Cada uma delas possui uma finalidade; o recomendado é buscar uma que atenda melhor às suas necessidades. Também vale a pena fazer algum tipo de curso que ensine você a escolher, usar e manusear a sua nova câmera.

Equipamentos avançados e softwares

Agora seu hobby já está sendo levado a sério – ou quem sabe se tornou uma profissão tanto quanto uma profissão? –, você vai ter que investir em equipamentos para situações muito específicas. Softbox, flashes e rebatedores são as próximas aquisições, assim como mais lentes.

Você também vai precisar de um bom software para editar as fotos. Normalmente o pacote Adobe, que inclui o Photoshop, é ótimo para tratar as fotos de forma profissional, dando os retoques necessários para que elas tenham um bom acabamento. E com isso, a qualidade pode ficar tão boa quanto a de um profissional, ainda que você leve tudo isso como um hobby.

Danilo Mancini

Danilo Mancini, 31 anos, formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo. Apaixonado por arte, moda e perfumes. Possui um canal no YouTube dedicado a criar vídeos sobre perfumaria, com toques caricatos e irreverentes.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais