Hombre Lifestyle: de Ford Focus em São Bento do Sapucaí

Compartilhe

Na semana passada (de 4 a 9 de abril) pegamos um Focus Hatch emprestado pela Ford para conhecer melhor o carro. Como já tinhamos uma viagem armada para São Bento do Sapucaí no final de semana, resolvemos pegar a estrada com ele para experimentar.

O modelo que nos emprestaram foi o Titanium Plus 2.0 automático, o top de linha. Muito provavelmente vocês já conhecem o carro, que por não ser um lançamento, já se vê muitos deles rodando pelas ruas. É aquele com o novo visual, mais esportivo e atraente do que a versão anterior, e que conta com a nova frente global da Ford.

O visual com certeza agradou a todos por aqui, mas o legal mesmo foi dirigir essa belezinha. Neste caso, depois de muito joquempô quem teve este privilégio fui eu.Antes de começar a contar minha experiência com o carro e falar do roteiro da viagem, que foi muito gostosa, eu preciso comentar sobre uma das principais características desta versão do Focus: a quantidade de tecnologia presente.

Para começar, preciso citar a central de multimídia com tela touch de 8” com GPS, que é maravilhosa.

Depois, o que chamou atenção foi o sistema auxiliar de estacionamento, que além de fazer baliza, agora estaciona também em vagas de 90 graus, como aquelas de shoppings e supermercados. Você só precisa alternar o câmbio entre D (Drive) e R (Ré) e controlar o acelerador. Mas, na dúvida, o passo a passo é informado na central multimidia.

Por fim, o assistente de frenagem autônoma, que pode parar o carro em velocidades de até 20km/h para evitar colisões.

Podemos voltar à viagem, agora.Saímos de São Paulo mais ou menos às 7 horas da manhã e pegamos uma Marginal bem tranquila. Limitei a velocidade em 50 km/h pelo limitador que pode ser acessado por um dos botões no volante, garantindo um início de viagem sem multas.

A posição de dirigir é bem confortável, e com regulagens elétricas no banco do motorista foi bem facil ajustar o encosto.

Entrando na Carvalho Pinto, comecei a acelerar e percebi que seu motor 2.0 com injeção direta de 178 cv e 22,5 kgfm de torque, somado ao câmbio automático Powershift de dupla embreagem e 6 velocidades, deixou o Focus bem esperto, tanto nas aceleradas quanto nas retomadas.

A opção de trocas de marchas pelas borboletas atras do volante foi uma das coisas que gostei muito no carro, principalmente no modo S (sport) em que o motor passa a trabalhar em giros bem mais altos e o pedal do acelerador fica mais sensível às cutucadas.

Dá pra imagina como foi fácil fazer algumas ultrapassagens na estrada, não é?

Bem mais para frente, depois de Taubaté, começamos a subir a serrinha que vai para Campos de Jordão e novamente as borboletas do volante tornaram a subida um tanto quando divertida. Sem contar, é claro, com o controle de tração e estabilidade que garantiu curvas rápidas, mas seguras.Chegamos a São Bento e fomos direto para a Pousada Villa São Bento, recém-inaugurada na cidade, que é um charme e tem preço acessível.

Descarregamos e fomos direto para Gonçalves (cidade vizinha) conhecer a Cachoeira do Cruzeiro, que por sinal é bem bonita e muito, muito gelada, mas que com certeza vale a pena conhecer.

No dia seguinte nos encontramos com alguns amigos na Pousada Villa dos Quilombolas, onde filamos um almoço dos deuses: uma feijoada dificil de ser batida.

Por fim, pegamos a estrada de volta para São Paulo e curtimos o Focus mais algumas horinhas antes de devolvê-lo a Ford são e salvo.

Resumindo, nossa viagem foi uma delícia e o Ford Focus Titanium Plus 2.0 é incrível.


Felipe Lex

Co-fundador do El Hombre, Felipe é o galã da redação. Gosta de velocidade na moto e nas bolas de sinuca. Cuida do nosso marketing digital e das reportagens de carros/motos.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais