Sempre quando você está trabalhando de casa, é inevitável que distrações ocorram e o foco nas suas tarefas vá indo embora. Algumas são naturais: fazer um lanche, levar o cachorro pra passear ou ir ao banheiro. Mas como fazer para recuperar a atenção no trabalho e não perder a produtividade no home office? O ELH vai te dar algumas dicas de como melhorar sua performance mudando algumas coisas na sua rotina.
Para conseguir se organizar bem, é importante ter um ambiente de trabalho arrumado. Deixe tudo aquilo que atrapalha fora da sua mesa, colocando coisas que te inspirem mais. Ter uma janela por perto é sempre bom, para deixar o ambiente arejado. Plantas também são ótimas alternativas para decorar o espaço.
Trabalhar sem descanso é uma péssima ideia, pois há um desgaste muito grande que pode te deixar cada vez mais disperso. Em vez disso, adote técnicas para evitar a fadiga mental, como o Método Pomodoro:
Apesar de ajudarem a descansar um pouco, é preciso ter muito cuidado com as pausas e distrações no home office. Evite coisas que possam tomar muito do seu tempo e tirar seu foco das atividades. Durante seu horário de serviço, afaste-se de pessoas que conversam muito e se policie para não passar tempo em redes sociais, resumindo-se no máximo aos 5 minutos de pausa que ensinamos acima no Método Pomodoro.
Se for possível, evite trabalhar em ambientes com cores muito agressivas, como amarelo e laranja, pois elas podem causar mais estresse. Azul (calma) e verde (criatividade) podem substituí-las nas paredes caso seja necessário. Também não se esqueça de deixar bastante luz entrar no cômodo, de preferência a do sol.
Sabemos que uma das principais vantagens do home office é poder trabalhar de pijama, mas isso pode afetar sua concentração na frente da tela. Criar uma rotina e se preparar normalmente para o trabalho (se arrumando todos os dias) podem te ajudar a melhorar sua postura e concentração durante o expediente. Claro que roupas confortáveis não irão fazer mal, mas não abuse delas e tente vestir-se da melhor forma possível.
Caso você seja daquelas pessoas mais desorganizadas, saiba que anotar tudo é uma boa forma de não ficar perdido. Para o dia-a-dia, fazer pequenas listas com seus afazeres ajudam na hora de saber como começar as coisas e lembrar onde você parou. Post-its e agendas são os melhores materiais para isso, ainda que o celular também possa te ajudar.
Estar sempre com os fones nos ouvidos é uma prática muito comum entre as novas gerações. Ouvir músicas enquanto lê ou escreve é algo que pode ajudar na concentração, dependendo de pessoa pra pessoa. Mas é sempre recomendável que não seja algo que possa te distrair, tirando sua atenção do trabalho. Para você, que tem problemas maiores de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, o ideal é sempre ouvir músicas instrumentais, sem beats muito contagiantes. Também é recomendável músicas de línguas que você não tem fluência, para evitar maiores distrações.
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