Por que nós, homens, temos medo de mulheres inteligentes? Nos últimos dias foi publicado um estudo bem interessante sobre o tema no Personality and Social Psychology Bulletin.
Os pesquisadores fizeram dois experimentos com 105 voluntários. No primeiro, após realizar uma prova, eles tiveram que responder: “Você preferiria sair com uma mulher que foi melhor ou pior do que você?”
A maioria escolheu as inteligentes.
Ótimo, né? Só que no segundo teste, os rapazes tiveram a chance de encontrar pessoalmente as mulheres que tiraram notas mais altas ou baixas do que eles.
Aí o negócio mudou.
Neste novo cenário, eles apresentaram uma linguagem corporal que contradizia a resposta na primeira fase do experimento.
Os voluntários ficaram mais distantes fisicamente das mulheres inteligentes; as avaliaram como “menos atraentes”; e mostraram interesse menor em trocar contato ou combinar de sair.
O que explica isso?
Os pesquisadores conversaram com os voluntários e descobriram que eles se sentiram menos másculos na presença física de uma mulher intelectualmente superior.
Mas, senhores, vamos fazer uma breve reflexão, ok? Onde é que nós demonstramos a masculinidade: fazendo uma prova de matemática ou embaixo do lençol?
Ter uma mulher assim ao seu lado é motivo de orgulho, não vergonha.
Afinal, se ela está com você, é porque viu alguma coisa. E, se não foi o intelecto, provavelmente foi a atitude — a começar pela postura de não se intimidar com a inteligência dela.