Entretenimento

Hora da pipoca: Conheça os relógios marcantes da Casio em filmes e séries

Compartilhe

A sétima arte é fonte de inspiração poderosa para espectadores, artistas e cinéfilos. Seja na emoção da narrativa, na trajetória de um personagem ou na fotografia e figurinos que remetem a uma época, filmes e séries seguem marcando gerações e imprimindo novas tendências – ou o resgate delas. A moda, por exemplo, possui relação quase simbiótica com o cinema, sendo primordial para a construção da identidade das personagens, alicerçar a imagética do roteiro, e até mesmo, como parte integrante da história.

Devido aos seus acessórios icônicos, a G-SHOCK, marca de relógios de resistência absoluta, acompanha a trajetória das telonas e de produções audiovisuais. Assim como filmes e personagens emblemáticos, a marca segue trazendo tendências e modelos que, dentro e fora das telas, imprimem estilo e conferem personalidade. A G-Shock segue ditando moda e apresentando relógios que atravessam gerações por sua autenticidade.

De décadas passadas até às produções mais atuais do Brasil e do mundo, confira relógios que protagonizaram momentos marcantes em filmes e séries:

“De Volta Para o Futuro” (1985 – 1990)

O clássico da cultura geek, lançado em 1985, conta a história do adolescente Marty Mcfly que viaja no tempo após uma experiência do excêntrico cientista Doc Brown dar errado. O filme marcou época por explorar a temática da tecnologia, tanto em efeitos especiais inéditos para a década em questão, quanto por objetos e acessórios emblemáticos.

Como não poderia ser diferente, o relógio-calculadora Casio CA53W Twincept Databank, utilizado por Marty Mcfly durante o filme, se tornou um must dos anos 80. O acessório trazia tecnologias inéditas para a época, pois além de sua multifuncionalidade, também contava com alarme e calendário. O modelo também foi resgatado em produções atuais, como por exemplo, na série da Netflix Stranger Things. Também marcada pela estética da década oitentista, os personagens Dustin Henderson e Mike Wheeler são vistos utilizando o relógio em alguns episódios.

“Stranger Things” (2016 – Atual)

Como falamos anteriormente, a série que é um fenômeno da Netflix tem como característica marcante a fotografia e figurinos dos anos 80. Com um estilo geek e vintage, a estética dos personagens também explora o uso de relógios Casio. Inspirada pelo sucesso da série, a marca explora a plástica retrô abordada na produção dos irmãos Duffer e lançou o modelo Casio Stranger Things A120, em collab com o seriado.

Fazendo referência ao tema principal do roteiro da série, que é o “mundo invertido”, o relógio utiliza as cores da franquia e carrega a logo do seriado destacada em luz de LED. O modelo ainda apresenta cronômetro, alarme diário, sinal de hora em hora, calendário, resistência a água. Para completar, a embalagem que acompanha o relógio também foi pensada nos fãs, com a silhueta dos personagens estampada.

“Tropa de Elite” (2007)

Com direção de José Padilha, a premiada produção brasileira de sucesso nacional e internacional, tem como protagonista o icônico Capitão Nascimento, integrante do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. O personagem, marcado por sua postura austera e durona durante o filme, é visto com o modelo G-Shock Casio DW5600MS. Com uma pegada sóbria e esportiva, o relógio na cor preta faz combinação com o uniforme emblemático e de mesma cor da BOPE.

“Velocidade Máxima” (1994), “Se7en” (1995), “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011) e muito mais!

Comprovando seu design versátil e atemporal, o mesmo relógio ainda aparece em filmes emblemáticos como Velocidade Máxima (1994), estrelado por Keanu Reeves, em Se7en (1995), com Morgan Freeman e ainda Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011). É interessante observar que a escolha do modelo de característica esportiva e de alta resistência se repete em filmes do gênero de ação.

Em O Inimigo Agora é Outro (2010), filme que dá sequência à narrativa de Tropa de Elite, o personagem vivido por Wagner Moura aparece utilizando outro modelo da G-Shock, desta vez o Casio G-Shock G-9100-1DR. Feito em titânio, o relógio de resistência absoluta também possui design esportivo e sóbrio, além de ganhar detalhes na cor vermelha. Também possui painel eletroluminescente – funcionalidade que contempla as atividades exercidas pelo personagem durante as operações no filme.

“O Pacto” (2023)

Em um cenário de guerra no Afeganistão, durante embates entre o exército americano e o Talibã, um intérprete afegão se vê encarregado de salvar a vida de um sargento estadunidense. O protagonista da trama, interpretado por Jake Gyllenhaal, aparece em diversas cenas utilizando o G-Shock GBD800. O relógio, que faz parte da linha esportiva de alta performance, tem design marcante e está em evidência em diversos takes.

Apenas alguns exemplos, de muitos outros…

Esses são apenas alguns exemplos como os relógios Casio e G-Shock têm desempenhado um papel significativo no mundo do cinema, sendo frequentemente escolhidos pelos diretores para compor o figurino de personagens e ajudar a contar histórias. Sua aparência icônica e durabilidade os tornam uma escolha popular para diversos gêneros cinematográficos. Desde os relógios digitais da linha G-Shock, que agregam um toque de tecnologia futurista a filmes de ficção científica, até os modelos clássicos da Casio que evocam a nostalgia de décadas passadas, se tornaram símbolos culturais e elementos visuais essenciais na construção de personagens e atmosferas cinematográficas memoráveis.

Sobre G-Shock

De origem japonesa, com sede em Tóquio, a multinacional Casio foi fundada em 1957 e se reinventou no mercado em 1983, através dos relógios de pulso G-Shock. Desenvolvido por Kikuo Ibe, por dois anos o engenheiro da Casio esteve determinado a criar uma peça inquebrável, após derrubar um relógio presenteado pelo pai.  Ao observar uma criança com uma bola em um parque, a inspiração de criar uma caixa em que a máquina “flutua” no módulo funcionou. A eficácia foi comprovada por esportistas e militares, e ainda mais além, através Guinness World Records após suportar o peso de um caminhão de 24 toneladas.

E a cada ano, conquista mais espaço, não apenas no universo de aventuras, mas também no mundo da moda. Seja através dos marcadores digitais ou analógico, com Bluetooth, solares, ou ainda as Collabs com marcas e nomes de sucesso, o G-Shock unindo sofisticação e qualidade.

Erik Wallker

É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais