A idade biológica de uma pessoa pode ser significativamente reduzida através de mudanças no estilo de vida, segundo uma pesquisa recente publicada no jornal científico “Aging”.
Neste estudo, seis mulheres entre 46 e 65 anos foram submetidas a um programa de 8 semanas que incluiu mudanças na (i) dieta, (ii) sono e (iii) exercício. Elas também receberam orientação sobre relaxamento, suplementos probióticos, fitonutrientes, e coaching nutricional.
Os resultados foram surpreendentes: os testes de sangue mostraram uma redução na idade biológica de até 11 anos, com a participante média experimentando uma diminuição de 4,6 anos.
O que é idade biológica?
Mas o que é idade biológica? A a idade cronológica é quantos anos você viveu, enquanto a idade biológica é “quantos anos suas células têm”, de acordo com o instituto americano Northwestern Medicine.
A idade biológica é também referida como a idade epigenética, que pode ser influenciada por fatores ambientais como estresse, dieta, remédios e poluição. Essas mudanças parecem ser reversíveis, como demonstrado neste estudo.
Quais foram as mudanças de estilo de vida que pareceram reverter o envelhecimento? As participantes foram orientadas a consumir diariamente certos alimentos e fazer determinadas adaptações de estilo de vida, incluindo:
- Tomar probióticos diariamente;
- Beber 8 copos de água;
- Fazer pelo menos 30 minutos exercícios físicos;
- Praticar exercícios de respiração duas vezes ao dia;
- Dormir pelo menos 7 horas;
- Jejuar 12 horas após a última refeição do dia.
Em relação à dieta, as participantes foram instruídoas a comer porções diárias de adaptógenos de metilação — alimentos que auxiliam na metilação do DNA, um processo que regula a atividade dos genes. Esses adaptógenos fornecem ao corpo os nutrientes necessários para realizar a metilação do DNA com eficácia.
É importante notar que nenhuma das mulheres cumpriu todas as tarefas todos os dias, e isso é aceitável — melhorias na idade biológica foram vistas entre as mulheres que aderiram ao programa pelo menos uma média de 82% do tempo.
Influência negativa do estresse
O estresse também parece ter um impacto significativo na idade biológica. Um participante do sexo masculino que se retirou do estudo devido a uma emergência familiar teve um aumento na sua idade biológica de 4 anos ao longo de 8 semanas por conta do estresse.
Pesquisas anteriores já documentaram um “aceleramento súbito na idade biológica devido a eventos estressantes diversos”, embora esse envelhecimento seja revertido quando o fator estressor se resolve.
A idade biológica, que representa o envelhecimento real do nosso corpo, é frequentemente estimada analisando os chamados “relógios de metilação do DNA”. Esses relógios se referem às alterações previsíveis no DNA que ocorrem à medida que envelhecemos. Eles são capazes de indicar nossa idade biológica e o risco associado de doenças e mortalidade, usando dados de metilação do DNA e outros indicadores de envelhecimento.
Contrariamente à nossa idade cronológica (a idade baseada no tempo que passou desde o nosso nascimento), a idade biológica pode ser influenciada e potencialmente revertida, provou este estudo. Mudanças na dieta e no estilo de vida, que favorecem a metilação do DNA, têm um impacto significativo na idade biológica, com potencial de modificar a maneira como nosso corpo envelhece.
Fontes: Fortune e Inside Scientific