Todo o resultado da musculação provém da recuperação. O treino é o estímulo que gera um desgaste muscular, que é compensado depois com o descanso, gerando aumento de volume e força.
O que fazer, então, para melhorar seu processo de recuperação? Hoje vou mostrar cinco aspectos que podem te ajudar a ter mais resultado com o mesmo esforço que você vem fazendo na academia.
Dormir é fundamental e muitas vezes nós não conseguimos fazer isso com a qualidade ou quantidade necessária para uma recuperação ideal. Então é importante procurarmos melhorar nosso sono.
Você pode optar por diversas alternativas: tentar dormir mais cedo, se isolar de qualquer fonte de luz ou barulho logo antes e durante o sono, e procurar tirar sonecas de 30 minutos durante o dia. Elas farão maravilhas pela sua recuperação.
Logo após o treino você corre para tomar um banho e ir trabalhar? Pois saiba que é importante incorporar uma rotina tranquila após os exercícios. Isso lhe ajudará a diminuir os níveis de estresse, o que vai auxiliar no relaxamento e recuperação muscular.
Essa dica é mais importante ainda se você treina logo antes de dormir. Fazer um leve relaxamento, com respiração e alongamentos, vai melhorar a qualidade do seu sono.
Apesar de a musculação ser um exercício anaeróbio, a recuperação entre as séries e entre os treinos é impulsionada pelo metabolismo aeróbio. Sim, você é um ser predominantemente aeróbio durante o repouso. Por isso, quanto mais condicionado o atleta, melhor sua recuperação.
Vale a pena investir algum tempo do seu treinamento semanal para melhorar seu condicionamento físico geral, através de treinamento resistido na musculação ou mesmo aeróbio. Mas se programe para que um exercício não atrapalhe no estímulo do outro, ok?
Sempre que pensamento em alimentação a primeira coisa que vem à mente é suplementação pós-treino. No entanto, a alimentação pré-treino é tão fundamental quanto a pós.
O ideal é olhar para a alimentação como um todo. De nada adianta consumir os melhores suplementos do mundo se as outras coisas que você come — tipo junkie food ou muito chocolate — não ajudam no processo.
Essa técnica ajuda a transportar mais nutrientes para a musculatura. Você mesmo pode realizar essa massagem com as mãos, com o auxílio de uma bolinha ou um rolinho de massagem.
Isso vai ajudar não somente no processo recuperativo, mas também com possíveis problemas em relação à dor tardia e questões posturais.
***
Então lembre-se de investir na recuperação da mesma forma que você foca no treino. Certamente seus resultados irão melhorar.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais