InícioAtitudeRelacionamentoA ingrata missão de tentar convencer alguém a gostar de você

A ingrata missão de tentar convencer alguém a gostar de você

Parece fácil aceitar que não podemos fazer alguém gostar da gente. Não é. Quando falamos de coisas do coração as maiores dificuldades estão aqui: tentar fazer alguém gostar de você e aceitar que isso não vai funcionar.

Tenho visto gente por aí fazendo mil loucuras, eu mesmo já tive minha cota, no intuito de fazer alguém mudar de ideia. Você fica ali num papel patético esperando o momento em que a pessoa vai acordar pra vida e perceber que você é tudo que ela queria.

Pior ainda é quando já ficou/namorou/casou com a pessoa e sabe do fundo da sua alma que ela gosta de você, mas não te ama. Não vai demorar muito para alguém sair dessa história e o outro ficar a ver navios e sofrendo. Quem ficou pode querer provar de todas as formas que era a melhor opção e que quem foi nunca mais vai encontrar alguém tão bacana.

A parte chata é se humilhar no intuito de provar todas as qualidades que tem e esquecer que pode achar alguém que realmente vai apreciá-las. Você tenta mudar para se tornar a pessoa que o outro quer que você seja. Ou que você acha que quer. E como tudo é nebuloso, não se enxerga nada. Se enxerga acha que vale a pena para provar o seu amor.

A ironia é essa: nunca funciona. Infelizmente o amor não acontece desta maneira. As expectativas são altas (e nunca se cumprem), haverá tentativas de ficar à altura do outro (como se precisasse disso) e adeus autoestima neste processo. O resultado é que a pessoa vai continuar não querendo nada com você.

A carapuça vai servir em muita gente e você aí também vai reconhecer alguém que já fez ou está fazendo isso. Fica difícil dizer que não há esperança quando isso é a única coisa que a pessoa tem.

Aí tem gente que se apega a qualquer chance para ficar ali preso em uma história que não vai a lugar algum, sem imaginar que ficar com alguém que realmente quer ficar com a gente é inimaginavelmente melhor.

O grande filósofo do Breaking Bad, o senhor Heisenberg, disse que é imprescindível confiar na química. Eu acrescento que com ela tudo se complica. Por mais que a pessoa seja incrível, assim que você identificar que está em uma relação onde só você tenta, é hora de ir embora.

Vai ser necessário coragem e um dia lá na frente vai perceber que foi a melhor decisão. Uma pessoa inteira não merece uma pessoa pela metade.

Julia Duarte
Julia Duarte
A jornalista Julia Duarte, autora do livro "Relacionamento Ioiô", ajuda os leitores do El Hombre a compreenderem o universo feminino. "Não tenho a fórmula do amor", ela diz. "Só quero deixar a pista menos escorregadia e o beco com saída."