InícioEntretenimentoFilmes & Séries"Laranja Mecânica": as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

“Laranja Mecânica”: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

Senhores, estamos de volta aos clássicos! Depois de algumas semanas falando sobre os filmes que estão estreando nos cinemas, estamos aqui hoje para falar sobre Laranja Mecânica. O longa foi lançado em 1971 e causou muita polêmica na época. O motivo? Traz consigo uma forte crítica social, lhe tornando um filme muito à frente do seu tempo.

Na história, acompanhamos Alex, o jovem líder de uma gangue de adolescentes cuja diversão é cometer perversidades e atos de violência pelas ruas de uma cidade futurista governada por um Estado repressivo e totalitário. Depois de cair nas mãos da polícia, Alex é preso e recebe a opção de participar de um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Ele vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

Aproveitando que em 2021 o longa completa 50 anos de lançamento, fomos atrás das 5 perguntas mais buscadas no Google sobre Laranja Mecânica, e respondemos todas elas. Confira:

1# ONDE ASSISTIR O FILME?

Atualmente, Laranja Mecânica só pode ser conferido na HBO Max, por ser uma produção da Warner. O streaming é o único lugar on-line para conferir o filme, pelo menos no Brasil.

Cena emblemática do filme, com os personagens segurando o copo de leite

2# QUAL A NOTA DE “LARANJA MECÂNICA” NO IMDB?

Mesmo depois de tantos anos após seu lançamento, o filme conta com notas altas nos principais sites de entretenimento. Com mais de 700 mil reviews, detém a nota média de 8,3 no IMDb.

Curiosidade: no Rotten Tomatoes, a produção conta com 87% de aprovação dos críticos, e 93% de aprovação do público.

Laranja Mecânica
Alex e sua gangue de delinquentes, em cena do filme

3# “LARANJA MECÂNICA” É ADAPTAÇÃO DE UM LIVRO?

Sim, Laranja Mecânica é um romance distópico de Anthony Burgess, que foi publicado em 1962 e apresenta a mesma trama do filme. Inclusive, o livro foi inspirado em um fato real, ocorrido em 1944: o estupro, por quatro soldados americanos, da primeira mulher do autor, Lynne.

O diretor do longa (Kubrick) adaptou o roteiro fielmente ao livro e reformulou apenas algumas das cenas. Uma por exemplo, é o capítulo final do livro, o qual mostra um lado positivo sobre Alex, e isso não existe no filme.

Laranja Mecânica
Cena virou uma marca registrada do filme

4# O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO FILME?

É um pouco complexo, mas vamos explicar. Para entender o significado do título do filme, é necessário começar com seu nome na versão em inglês. O título original é Clockwork Orange, que pode ser interpretado como “Laranja com Mecanismo de Relógio”. Tal nome faz alusão a um “mecanismo de relógio” – clockwork – algo que nos leva ao modo mecânico de Alex, pois o mesmo não se importa com as consequências de seus atos.

Já a palavra orange (que em português é laranja) nos leva, particularmente, a ver semelhança, no inglês, com a palavra “orang – utan”, um macaco (no caso alaranjado), uma criatura, um animal. No final das contas, seria uma alusão ao procedimento behaviorista utilizado pelos cientistas do filme para reintegrar à sociedade o jovem Alex, considerado como um “animal”, e por isso mesmo, “domesticável”.

Porém, existe outra versão, que segundo o escritor Anthony Burgess, é a “correta”. O título deriva de uma velha expressão londrina: cockney, que significa “muito estranho ou incomum”. Nesse aspecto, liga-se à visão do autor sobre o comportamento dos jovens delinquentes e ao tratamento que o criminoso Alex fora submetido.

Laranja Mecânica
Além de polêmico, o filme conta com uma ótima fotografia, marcas registradas de Kubrick

5# O FILME FOI LANÇADO NOS CINEMAS BRASILEIROS?

Laranja Mecânica sempre cumpriu seu papel na indústria cinematográfica: ser uma obra polêmica. Mesmo sendo barrado em alguns países (como na Irlanda), o longa teve uma das maiores bilheteria de 1971. Aqui no Brasil, o filme foi banido durante a ditadura militar até 1978, quando finalmente foi lançado em uma versão com pontos pretos cobrindo os genitais e seios dos atores em cenas de nudez.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.