Senhores, estamos de volta aos clássicos! Depois de algumas semanas falando sobre os filmes que estão estreando nos cinemas, estamos aqui hoje para falar sobre Laranja Mecânica. O longa foi lançado em 1971 e causou muita polêmica na época. O motivo? Traz consigo uma forte crítica social, lhe tornando um filme muito à frente do seu tempo.
Na história, acompanhamos Alex, o jovem líder de uma gangue de adolescentes cuja diversão é cometer perversidades e atos de violência pelas ruas de uma cidade futurista governada por um Estado repressivo e totalitário. Depois de cair nas mãos da polícia, Alex é preso e recebe a opção de participar de um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Ele vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Aproveitando que em 2021 o longa completa 50 anos de lançamento, fomos atrás das 5 perguntas mais buscadas no Google sobre Laranja Mecânica, e respondemos todas elas. Confira:
Atualmente, Laranja Mecânica só pode ser conferido na HBO Max, por ser uma produção da Warner. O streaming é o único lugar on-line para conferir o filme, pelo menos no Brasil.
Mesmo depois de tantos anos após seu lançamento, o filme conta com notas altas nos principais sites de entretenimento. Com mais de 700 mil reviews, detém a nota média de 8,3 no IMDb.
Curiosidade: no Rotten Tomatoes, a produção conta com 87% de aprovação dos críticos, e 93% de aprovação do público.
Sim, Laranja Mecânica é um romance distópico de Anthony Burgess, que foi publicado em 1962 e apresenta a mesma trama do filme. Inclusive, o livro foi inspirado em um fato real, ocorrido em 1944: o estupro, por quatro soldados americanos, da primeira mulher do autor, Lynne.
O diretor do longa (Kubrick) adaptou o roteiro fielmente ao livro e reformulou apenas algumas das cenas. Uma por exemplo, é o capítulo final do livro, o qual mostra um lado positivo sobre Alex, e isso não existe no filme.
É um pouco complexo, mas vamos explicar. Para entender o significado do título do filme, é necessário começar com seu nome na versão em inglês. O título original é Clockwork Orange, que pode ser interpretado como “Laranja com Mecanismo de Relógio”. Tal nome faz alusão a um “mecanismo de relógio” – clockwork – algo que nos leva ao modo mecânico de Alex, pois o mesmo não se importa com as consequências de seus atos.
Já a palavra orange (que em português é laranja) nos leva, particularmente, a ver semelhança, no inglês, com a palavra “orang – utan”, um macaco (no caso alaranjado), uma criatura, um animal. No final das contas, seria uma alusão ao procedimento behaviorista utilizado pelos cientistas do filme para reintegrar à sociedade o jovem Alex, considerado como um “animal”, e por isso mesmo, “domesticável”.
Porém, existe outra versão, que segundo o escritor Anthony Burgess, é a “correta”. O título deriva de uma velha expressão londrina: cockney, que significa “muito estranho ou incomum”. Nesse aspecto, liga-se à visão do autor sobre o comportamento dos jovens delinquentes e ao tratamento que o criminoso Alex fora submetido.
Laranja Mecânica sempre cumpriu seu papel na indústria cinematográfica: ser uma obra polêmica. Mesmo sendo barrado em alguns países (como na Irlanda), o longa teve uma das maiores bilheteria de 1971. Aqui no Brasil, o filme foi banido durante a ditadura militar até 1978, quando finalmente foi lançado em uma versão com pontos pretos cobrindo os genitais e seios dos atores em cenas de nudez.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais