Jun 14, 2015; Oakland, CA, USA; Cleveland Cavaliers forward LeBron James (23) handles the ball against Golden State Warriors guard Stephen Curry (30) during the third quarter in game five of the NBA Finals at Oracle Arena. Mandatory Credit: Bob Donnan-USA TODAY Sports
Hoje começam as finais da NBA, senhores. De um lado o Cleveland Cavaliers de LeBron James, do outro o Golden State Warriors de Steph Curry. E quem leva a melhor nesse duelo são os fãs do basquete, porque essa série tem tudo para ser histórica. Eis alguns fatos sobre a decisão:
Cavaliers e Warriors se enfrentaram também na final do ano passado. Acontece que apenas um dos “Big Three” de Cleveland estava em quadra: LeBron, porque Kyrie Irving e Kevin Love se lesionaram. Ele fez uma série épica, liderando ambos times em pontos (35,8), rebotes (13,3) e assistências (8,8) por jogo. Foi a primeira vez na história da NBA que isso aconteceu. Mas não foi suficiente — e o Warriors ficou com o caneco.
Esta foi uma temporada histórica para o Warriors. Eles quebraram o recorde do Bulls de Jordan atingindo 73 vitórias na temporada regular. Mas a realidade é que, se eles não forem campeões, essa campanha não terá servido de nada, como os próprios jogadores do time já admitiram. A pressão será grande para o time californiano.
O Cavaliers nunca ganhou um título da NBA. Esta será sua terceira final. Nas duas tentativas anteriores (2007 e 2015) falhou, ambas com LeBron no time. Será que agora ele consegue, enfim, levar um troféu para Cleveland? O Warriors, por outro lado, já foi campeão 4 vezes: 1947, 1956, 1975 e 2015.
Com seus 4 prêmios de MVP e 2 campeonatos, LeBron era considerado de maneira quase unânime o melhor jogador em atividade da NBA. Mas as últimas temporadas de Curry foram tão memoráveis — incluindo uma dobradinha de MVP e talvez agora no título — que essa discussão vai esquentar se o Warriors ganhar novamente.
* * *
O primeiro jogo das finais acontece hoje, às 22:00, com transmissão da ESPN. Será uma batalha imperdível, opondo os “Big Three” de Cleveland (LeBron, Irving e Love) aos “Splash Brothers” de Golden State (Curry e Klay Thompson, que já quebraram diversos recordes relativos a cestas de 3 pontos da NBA).
Apesar do Warriors ser amplamente favorito nas casas de aposta — você ganha US$ 1 para cada US$ 2 apostados, enquanto para o Cavaliers é o oposto — eu acho que desta vez LeBron não vai deixar o título escapar de suas mãos. Palpite.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais