O britânico Lewis Hamilton é um dos maiores pilotos da história da F1. Além de dividir com o alemão Michael Schumacher o recorde de títulos mundiais (com 7 cada), ele é o recordista isolado no número de vitórias (103), pole positions (103) e pódios (190).
Hamilton está no Brasil, esta semana, para disputar o GP de Interlagos, que ocorre no domingo (13/11) às 15h00. Durante uma passagem por Brasília, ele recebeu o título de Cidadão Honorário Brasileiro, numa cerimônia no Congresso Nacional.
“Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração”, disse Hamilton em seu discurso. “Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança, ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa.”
O título foi sugerido, em 2021, pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), após a vitória de Hamilton no GP de Interlagos. Na ocasião, Hamilton homenageou o Brasil repetindo o gesto de Ayrton Senna ocorrido 30 anos atrás, dando uma volta a mais no autódromo com a bandeira brasileira.
“Lewis Hamilton representa o que a humanidade mais precisa”, afirmou André Figueiredo na cerimônia, “que é unir as pessoas por meio do esporte, da proteção ambiental e da igualdade racial. Como parlamentar brasileiro e autor desta resolução, vejo Hamilton como um grande defensor de um mundo de paz e justiça.”
Fontes: CNN e Rolling Stone