InícioAtitudeDesenvolvimento PessoalLições de vida com a filosofia Shaolin

Lições de vida com a filosofia Shaolin

A cultura Shaolin é uma das mais interessantes da história. Ela nasceu cerca de 1500 anos atrás no interior da China, com a construção do Templo Shaolin, um mosteiro budista no qual os monges desenvolveram um estilo próprio de kung fu.

Vários filmes e séries contaram histórias — às vezes reais, outra fictícias — dos famosos monges guerreiros. Mas por trás desta fascinante arte marcial, existe também muita sabedoria. Eis alguns provérbios e ensinamentos que podemos aprender com a filosofia Shaolin:

1# SOBRE OS ERROS

No Shaolin, erros são a mãe do aprendizado.

O erro causa enorme frustração nas pessoas. Mas não devia, porque ele é um grande professor. É dos erros que tiramos lições de como agir corretamente. Errar significa aprender.

2# SOBRE A GRATIDÃO

O que você quer — e o que você não consegue ter — são muitas vezes o mesmo.

Na vida, nem sempre você vai conseguir o que deseja. É uma realidade para ser aceita. Mas a nossa vaidade muitas vezes gera obsessão por aquilo que não está ao nosso alcance. Em vez de sofrer por isso, que tal praticar a gratidão por aquilo que já temos?

3# SOBRE AS PALAVRAS

Nunca tome palavras literalmente, elas são como sombras da verdade. Elas transmitem somente uma lasca do verdadeiro significado por trás delas.

Todo mundo deveria aprender a ouvir o que as pessoas dizem por trás das palavras que saem de suas bocas. Às vezes uma crítica tem como objetivo te ajudar, e um elogio é feito para te ludibriar. Amplie a sua visão e desenvolva sua capacidade analítica.

4# SOBRE A PAZ

O homem superior não luta, ele resolve problemas pacificamente.

Se você acha que os monges Shaolin resolvem tudo com chutes e socos, melhor pensar de novo. A arte marcial tem como objetivo ser uma ferramenta de defesa, não de ataque. Diplomacia e paz são a melhor alternativa sempre que possível.

VÍDEOS EM DESTAQUE:

Luis Menezes
Luis Menezes
Luis é jornalista formado pelo Mackenzie.