Semana passada Vin Diesel e sua turma voltaram às telonas com o sétimo filme da saga Velozes e Furiosos. Com a trágica morte do ator Paul Walker o longa correu um sério risco de nem ao menos ver a luz do dia.
No entanto, graças à tecnologia digital – que parece simplesmente não ter limites – e movidos pelo espírito de que o show deve continuar, incentivado principalmente pelo próprio Diesel (amigo íntimo de Walker), a produção seguiu em frente. E tem dado tão certo que o oitavo filme já está sendo “desenhado” nas internas do estúdio dono da franquia.
Todos que já viram o trailer veiculado exaustivamente nos meios de comunicação assistiram à emblemática cena em que Diesel joga um carro em alta velocidade de um arranha-céu para outro por uma janela. E muitos ficaram se perguntando: “Mas afinal o que é aquilo”?
Muitos acharam que se tratava de um Lamborghini Veneno (e ele bem que lembra bastante o bólido italiano), mas na verdade estamos diante de algo muito mais exótico e raro: o Lykan Hypersport.
E hoje vamos conhecer um pouquinho da história desse fabuloso “estranho”.
Para começar, podemos dizer que o Lykan vem de um lugar que tem tentado incessantemente entrar no clube dos grandes construtores de esportivos: o Oriente Médio. Buscando se afirmar em um mercado onde tem pouca – ou nenhuma – tradição, os libaneses da W Motors foram buscar a expertise necessária para criar o Lykan no exterior.
Contudo, mesmo tendo genes europeus evidenciados na carroceria criada pelo estúdio italiano StudioTorino, ele não nega sua origem árabe que lhe confere superlativos dignos da suntuosidade de Dubai, local onde está instalada a empresa.
A POTÊNCIA
Lançado no salão do automóvel de Mônaco em janeiro de 2013, o Lykan ostenta, além do título de primeiro supercarro árabe do planeta, faróis dianteiros montados com lentes de ouro, diamantes e safiras, uma tela holográfica 3D no lugar do painel e um motor de 3.7 litros alimentando por um sistema de turbo duplo que rende 770 cavalos.
Toda essa potência é capaz de levar o carro facilmente do zero absoluto aos 100 km/h em meros 2.8 segundos e bater na casa dos 400 km/h de velocidade máxima.
O motor central é a grande sacada do veículo. É a mesma fórmula mágica implementada pela Porsche em seus superesportivos, como o 918 Spyder. Não é por acaso que a empresa encarregada de desenvolver o motor desse monstro é uma preparadora alemã (Ruf Automobile) especializada em “demonizar” Porsches.
Todos sabemos e vemos na prática que unir uma carroceria leve e robusta a um motor montado de forma a proporcionar uma perfeita distribuição de peso e um impecável centro de gravidade produz resultados absurdos.
A EXCLUSIVIDADE
Se tudo isso não bastasse, convém também lembrar que toda a exclusividade do Lykan dá a ele o 3º lugar no ranking dos automóveis mais caros do mundo. O carro custa absurdos R$ 11 milhões de reais e só existem 7 deles no planeta.
Logicamente que um item tão raro e tão caro não poderia sofrer sequer um arranhão durante as filmagens de “Velozes”. Então, a W Motors preparou especialmente para as gravações 7 clones perfeitos de fibra de vidro que utilizavam o chassi de um Porsche Boxster como mula.
Como próximo lançamento, a W Motors prevê um modelo de mais de 1000 HPs derivado do Lykan, porém mais acessível e menos suntuoso.
E dá pra dizer que, com uma vitrine dessas, é certo que o número de pedidos e de clientes vai subir consideravelmente, carimbando de vez o passaporte árabe para o mundo dos supercarros.
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