Após um ano cheio de trabalho e compromissos, no qual é necessário manter a produtividade, o que mais queremos é relaxar e aproveitar momentos tranquilos. Muitos têm a oportunidade de tirar um tempo de férias durante essa época de passagem de ano, e mesmo aqueles que não possuem tanta sorte, já estão de olho no calendário de feriados de 2023 para planejar seu período de descanso.
Contudo, quando se tira férias, surge uma nova preocupação: fazer as malas. Algumas pessoas detestam essa tarefa e acabam tendo muitos problemas ao executá-la, seja por deixar de levar todos os itens necessários ou então, colocar coisas demais.
A verdade é que arrumar as malas requer um certo nível de organização e planejamento, especialmente quando se trata da escolha das roupas. Geralmente elas são os artigos que mais ocupam espaço, exigem mais tempo de decisão e por isso é na seleção delas que mais se erra. Além disso, mesmo quem tem facilidade para compor visuais no dia a dia, pode encontrar dificuldades de transmitir seu estilo com uma quantidade limitada de itens. No entanto, existem algumas dicas, que podem ajudar no processo de preparar a mala para estar sempre bem-vestido em suas viagens. Confira:
1# COMO ARRUMAR SUA MALA DE ROUPAS COM EFICIÊNCIA?
➤ PLANEJAR OS LOOKS: Um dos erros mais comuns de se cometer não está na quantidade de peças de fato e sim, em levar itens que não combinam entre si. Desse modo, planejar os looks antes da viagem é a melhor solução. Mesmo que isso aumente a duração de preparação da mala, vai evitar que falte opções para vestir, assim como economizar seu tempo no decorrer da viagem.
Os mais organizados e metódicos podem optar por deixar cada visual já preestabelecido de acordo com a programação. Entretanto, isso não é necessário, principalmente em viagens sem roteiros definidos. O segredo é encarar a mala como seu armário capsula, o que permitirá montar diversos looks com poucas peças.
➤ ESTAR PREPARADO PARA DIVERSAS OCASIÕES: Levar itens em excesso é um equívoco frequente em viagens. Porém, não estar precavido contra imprevistos e eventuais mudanças de planos também não é aconselhável. Ainda que seu planejamento seja uma programação bastante descontraída, nunca se sabe quando a oportunidade para algum compromisso mais formal pode aparecer. Por isso, é bom ter uma opção mais arrumada para usar nesses casos. Outra circunstância que tem que ser levada em consideração é o clima, uma vez que variações de tempo podem ocorrer ao longo de suas férias, então o ideal é ter uma alternativa se porventura isso acontecer. Só tenha cuidado para não exagerar, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre estar prevenido e levar peças desnecessárias…
➤ ORGANIZE SUAS ROUPAS COM CUIDADO: É muito importante guardar as suas peças na mala da forma correta para que elas cheguem no destino sem estarem tão amassadas e estejam prontas para o uso, sem que seja preciso passar (recurso que nem sempre está disponível durante uma viagem de férias). Além disso, armazenar as roupas com planejamento e organização, otimizará espaço na mala, possibilitando colocar todos os itens necessários.
➤ FAZER CHECKLIST: Para não esquecer de colocar nada dentro da bagagem, a dica é criar uma checklist com antecedência, separar tudo que se pretende levar em um mesmo lugar e ir conferindo os itens conforme eles são colocados dentro da mala. Porém, ao fazer a checklist, pode surgir algumas dúvidas do que levar. Desse modo, confira a seguir algumas sugestões do que pode ser útil para montar seus looks de férias.
2# IDEIAS DO QUE LEVAR PARA SUA VIAGEM
➤ CAMISAS E CAMISETAS: Partes de cima são os itens que precisam ser levados em maior quantidade, dado que, habitualmente, é a área do visual que mais chama atenção. Com isso, é possível dar uma ideia de ser um look completamente diferente com apenas uma troca de camiseta, ainda que se mantenha a peça da parte inferior, sendo algo bastante conveniente quando se tem um número limitado de artigos de vestuário.
Por viagens de férias serem um período de descanso, normalmente, colocar camisas sociais na mala não é necessário, a menos que se planeje alguma ocasião com um maior grau de formalidade. Embora seja recomendável levar um item com um ar menos despojado, por precaução, como uma camisa de botão ou polo, mas claro que tudo depende se essas peças já compõe o seu guarda-roupa usual.
➤ CASACOS E JAQUETAS: Se o destino de sua viagem é para algum lugar frio, não é nem preciso lembrar que esses itens são indispensáveis em sua mala. Porém, mesmo no ápice das altas temperaturas do verão, é melhor ter pelo menos uma peça do tipo à disposição na hipótese de serem necessárias. Jaquetas corta vento impermeáveis são uma ótima opção para levar nesses casos, já que não ocupam muito espaço e são eficientes para proteger tanto do vento quanto da chuva.
➤ CALÇAS: Ainda que os seus planos sejam passar o dia inteiro na praia de bermuda, levar no mínimo um modelo de calça masculina é fundamental, seja por questões climáticas ou por ocasiões inesperadas em que o seu uso se faça indispensável. Portanto, nessas circunstâncias opte por uma peça confortável, mas que possa ser usada em situações um pouco mais formais como uma calça caqui ou um jeans de lavagem escura.
➤ TRAJES DE BANHO: Por outro lado, pode surgir dúvidas quanto a levar roupas de banho se a intenção inicial não é ir nem à praia ou à piscina durante a viagem. Todavia, é recomendado ter pelo menos uma opção do tipo, se houver a mínima possibilidade de ela ser necessária, como quando há piscina no seu hotel, por exemplo, pois são itens que podem ser difíceis de comprar uma vez que já se está em seu destino.
➤ ACESSÓRIOS: Por não serem itens (em sua maioria) tão essenciais, os acessórios acabam sendo esquecidos na hora de selecionar o que levar. Porém, eles podem fazer total diferença no seu visual. Mas não são apenas por estética que eles são importantes, visto que alguns possuem funções que vão além disso, como um boné para proteger do sol ou um cinto para segurar um calça social. Dessa forma, pense nas ocasiões, assim como nas roupas escolhidas quando for separar os acessórios para sua viagem.
Agora que você já sabe tudo o que levar, pode se direcionar melhor na hora de montar sua mala e aproveitar muito mais a sua viagem. Aproveite bastante esse momento de descanso, para renovar suas energias e voltar com tudo!