A revista americana de negócios “Inc” publicou uma reportagem sobre o desafio da indecisão no mundo dos negócios e como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, utiliza uma técnica simples para enfrentar esse obstáculo.
De fato, a indecisão é um problema real que pode levar à perda de tempo valioso e oportunidades. Ela cria um ambiente propício para dúvidas e reconsiderações, gerando estresse e ansiedade. Essa hesitação pode resultar em prazos não cumpridos, negócios perdidos e uma reputação prejudicada. Além disso, a indecisão pode sufocar a inovação e a criatividade.
A dica de Zuckerberg: reduza as suas escolhas
Uma das maneiras de combater a indecisão, segundo Zuckerberg, é simplificar e reduzir as escolhas do dia a dia. Ele é conhecido por eliminar escolhas de sua rotina diária para reduzir a fadiga de decisão, que está diretamente relacionada à impulsividade e indecisão.
Um exemplo clássico é sua escolha de vestuário: jeans, tênis e uma camiseta cinza. Em 2014, ao ser questionado sobre isso, ele disse: “Eu realmente quero simplificar minha vida para que eu tenha que tomar o mínimo de decisões possível sobre qualquer coisa, exceto como servir melhor esta comunidade [do Facebook]”.
A ideia é que, ao reduzir as escolhas, podemos focar nas decisões verdadeiramente importantes para nós.
O truque de 60 segundos para lidar com a indecisão
Muitos de nós chegamos ao trabalho e, após verificar os e-mails, ficamos paralisados, sem saber qual tarefa urgente abordar primeiro. Para evitar essa paralisia, uma dica útil vem do clássico de Stephen Covey, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.
Em menos de 60 segundos, preferencialmente no início da manhã, reflita sobre suas tarefas do dia e decida:
1# O que vou fazer? Aqui, o objetivo é listar o que só você pode fazer.
2# O que vou delegar? Alguém tem que fazer. Só não precisa ser você. O que você pode delegar agora para se liberar para as tarefas que só você pode realizar?
3# O que vou descartar? São coisas que você não quer nem precisa fazer. E ninguém precisa fazer. Então, descarte.
Ao adotar essas estratégias, é possível superar a indecisão e focar no que realmente importa, otimizando o tempo e a produtividade.