Poucas habilidades são mais importantes para um empreendedor do que saber se comunicar de uma maneira efetiva. Expressar-se com clareza, e estabelecer diálogos construtivos, é algo fundamental para liderar um time e, também, para ter sucesso nas negociações com clientes e fornecedores.
Segundo estudos, as palavras representam apenas uma pequena parte comunicação: a maneira como você fala e a linguagem corporal possuem também papéis de protagonismo numa conversa.
Recentemente li um artigo excelente na revista americana “Entrepreneur”, dedicada ao mundo dos negócios, sobre os aspectos essenciais de uma comunicação efetiva, visando construir relações profissionais mais produtivas. Abaixo cito alguns pontos bem relevantes do texto:
“O estresse causa irritação, cujo resultado é uma comunicação negativa. Tente relaxar por um ou dois minutos antes de uma conversa importante. A melhora será marcante.”
“Mantenha o foco na conversa. Não fique divagando em seus pensamentos. A pessoa ao seu lado notará, ainda que inconscientemente, a sua falta de atenção.”
“Falar é muito fácil. Difícil é ouvir. E quando falo em ouvir, quero dizer realmente ouvir: esforçar-se para entender a opinião do outro e desenvolver o assunto.”
“Você se sentindo cansado, ou ansioso, ou irritado antes da conversa? Então é melhor adiá-la e deixá-la par um dia em que você esteja mais calmo. A negatividade é um grande empecilho para a troca de ideias.”
“Numa conversa honesta, todo mundo deve saber os valores e as intenções do outro. Se isso não está alinhado, o problema é certo.”
“Entre numa conversa com uma expressão que demonstre gentileza e interesse. Mas não falsa, certamente. Uma expressão verdadeira estimulará a confiança no outro; uma falsa terá o efeito contrário.”
“Mantenha contato visual com a pessoa com quem você está conversando, mas não a fique encarando. Olhar demais causa desconforto, enquanto olhar de menos demonstra falta de interesse.”
“Expressões sutis podem revelar que as reais intenções de seu interlocutor. Fique atento a elas.”
“As primeiras palavras definem o tom da conversa. Então comece com um elogio (sincero) e termine com outro. Pense consigo mesmo: quais valores desta pessoa eu respeito? Não sinta vergonha de comentar.”
“Se você diminuir o passo e falar mais devagar, um sinal famoso de grandes líderes, seu ouvinte responderá com uma maior confiança em você.”
“Limite as suas sentenças a 30 segundos ou menos. Melhor do que uma fala longa e cansativa é diminui-la em fragmentos menores, que darão também a oportunidade do outro interagir na conversa”.
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