Diz uma velha lenda que o brasileiro não sabe se vestir. Aqui no El Hombre, achamos essa história um tanto injusta. Uns 5 ou 10 anos atrás, talvez fosse verdade. Mas as coisas mudaram.
Nos últimos tempos, a moda caiu no gosto do homem brasileiro. As grifes investem cada vez mais em coleções masculinas; as marcas de grooming estão lançando vários produtos voltados para o homem; e muitos blogs especializados surgiram na internet.
Uma década atrás, um movimento destes era inimaginável. Para desvendar o defasado mito de que “o brasileiro não sabe se vestir”, então, decidimos fazer uma lista dos 25 blogs de moda masculina mais influentes do Brasil.
Confira neste slideshow especial e não deixe de checar, também, o canal especial Moda Masculina do El Hombre, que tem mais de 285 mil seguidores no Instagram e 50 mil no Facebook.
Quando o assunto é moda masculina, esta aqui é a bíblia do homem brasileiro: estamos falando de 275 mil seguidores no Instagram, 180 mil no Facebook e quase 700 mil leitores todo mês. São números de fazer inveja até mesmo às publicações internacionais. O “Moda Para Homens” foi criado em 2009 por Guilherme Cury com o objetivo de tirar dúvidas básicas de homens pouco familiarizados com o mundo fashion. “Eu percebi que faltava um blog assim no Brasil”, diz. O tempo provou que ele soube preencher essa lacuna muitíssimo bem.
CRIADOR: Guilherme Cury
INSTAGRAM: @modaparahomens
ÍCONES DO ESTILO: “David Beckham, Jared Leto, Ryan Gosling e, para ousar, Russell Brand.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “Uol.”
PEÇA PREFERIDA: “Calça jeans. Adoro elas e todas que tenho são minhas preferidas.”.
Kadu Dantas é, provavelmente, o homem mais bem vestido do Brasil. Sendo assim, não é uma surpresa que o seu blog seja reverenciado pelos brasileiros — e estrangeiros, também — que gostam de moda. O foco do site, lançado em 2012, são os looks do próprio Kadu: há mais de 500 no site. E, ao observá-lo, seus 100 mil leitores e seguidores do Instagram têm uma verdadeira aula prática de como se vestir igual a um artista europeu ou um astro de Hollywood.
CRIADOR: Kadu Dantas
INSTAGRAM: @kadudantas
ÍCONES DO ESTILO: “David Gandy, Simone Marchetti, Tom Ford, Pharrel Willians e George Clooney.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “HighSnobiety.”
PEÇA PREFERIDA: “Qualquer uma da Kenzo.”
Os fãs da banda December, de Rock/Post Hardcore, sempre tiveram interesse em saber onde o vocalista Leonardo “Coloral” Leal comprava suas roupas. Por causa disso, em 2012 ele lançou o “Macho Moda”, um ambiente para indicar às pessoas suas marcas preferidas. As dicas fizeram tanto sucesso que o projeto rompeu a barreira da música e, hoje, o “Macho Moda” é um dos maiores influenciadores da moda masculina no Brasil, com 180 mil visitas mensais. Coloral também é dono da grife Right Here.
CRIADOR: Leonardo “Coloral” Leal
INSTAGRAM: @blogmachomoda
ÍCONE DO ESTILO: “Matty Mullins, vocalista do Memphis May Fire.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “Mega Curioso.”
PEÇA PREFERIDA: “Qualquer uma das minhas camisetas Oversized.”
Aos 61 anos, Lula Rodrigues foi um dos pioneiros do jornalismo fashion para homens no Brasil. “Tive meu primeiro blog uns 15 anos atrás, na época em que ainda nem se chamava blog”, conta ele, que hoje possui uma coluna sediada no site de “O Globo”. Pode-se dizer que Lula é uma verdadeira lenda vida entre os blogueiros de moda masculina. “Eu vivi a transição do impresso para o digital”, diz.
CRIADOR: Lula Rodrigues
INSTAGRAM: @lularodrigues
ÍCONES DO ESTILO: “Yves Saint Laurent, John Galliani e Jean Paul Gaultier.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “Minha fidelidade é com meus livros.”
PEÇAS PREFERIDAS: “Camisa pólo e jeans justo, especialmente de Lacoste e Zegna.”
Nos últimos anos, o interesse masculino por grooming cresceu exponencialmente. Prova disso é o sucesso do “Homens Que Se Cuidam”, lançado em 2010 por Juan Alves, que além de matérias de moda, oferece várias dicas de cuidados pessoais. Hoje o site recebe mais de 150 mil leitores por mês, diz Juan. Entre as pautas do site estão desde temas mais básicos, como penteados masculinos para adotar em 2015, até outros mais ousados, tipo dicas de depilação íntima para homens. Indispensável para o homem moderno.
CRIADOR: Juan Alves
INSTAGRAM: @hquesecuidam
ÍCONE DO ESTILO: “David Beckham.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “A GQ inglesa.”
PEÇA PREFERIDA: “Calça chino.”
Entre os blogueiros de moda do Brasil, nenhum é tão internacional quanto Vini Uehara. Dos 260 mil seguidores que ele tem no Instagram, a maioria fala inglês, língua usada por Vini para escrever em seu blog. Mas isso não é um grande empecilho para o público brasileiro, pois o forte do site são os looks dele — e imagem não precisa tradução. Além do blog, Vini também é stylist, possui uma marca de roupa jovem (HAAS) e um projeto musical (The Youth Parade).
CRIADOR: Vini Uehara
INSTAGRAM: @viuehara
ÍCONE DO ESTILO: “Mark Ronson.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Fucking Young, The Fashionisto e GuidoMaggi, que tem meus sapatos favoritos.”
PEÇAS PREFERIDAS: “Meus sapatos.”
Mais do que moda, o Trend Coffee é um site de lifestyle. “Nosso objetivo é mostrar coisas diferentes aos nossos leitores para que eles possam tornar seu dia a dia mais prático e curtir a vida com experiências únicas”, diz Gregory Martins, que fundou o blog em 2009. Hoje eles têm cerca de 45 mil leitores por mês e, no Pinterest, nada menos do que 55 mil seguidores, um recorde entre os sites desta lista. Gregory também faz a editoria da revista digital “We Hate Mag” e produz freelas para várias publicações impressas ou online.
CRIADOR: Gregory Martins
INSTAGRAM: @trendcoffee
ÍCONE DO ESTILO: “Louis Garrel e Tom Ford.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “Business Of Fashion.”
PEÇA PREFERIDA: “Qualquer camisa branca.”
O designer gráfico Rodrigo Perek lançou seu blog em 2009 porque “sentia falta de moda masculina da maneira real, fora das passarelas.” Mas apenas a partir de 2011 o projeto engrenou e, hoje, ele tem um dos sites mais influentes do Brasil quanto o assunto é estilo. Aos seus 90 mil leitores mensais, Rodrigo oferece dicas para se vestir melhor, com ele próprio ilustrando a ideia. Outra sessão forte do blog (que se chamava “Garoto de Grife” antigamente) são os looks do dia, sempre feitos com extremo bom gosto.
CRIADOR: Rodrigo Perek
INSTAGRAM: @rodrigoperek
ÍCONES DO ESTILO: “Justin Timberlake e Kanye West.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “A GQ espanhola.”
PEÇA PREFERIDA: “Um jeans que tenho há 7 anos.”
O que acontece quando um casal compartilha a paixão por moda? No caso de Ricardo Terrazo e Barbara Duarte, resultou no site “Canal Masculino”. Eles são os criadores, também, do “Bazar Pop”, um guia de compras online, com notícias sobre liquidações, lançamentos e companhia. Fundado em 2012, o “Canal Masculino” hoje tem 200 mil leitores por mês e oferece uma visão mais “didática” da moda, segundo Ricardo. “O homem que está aprendendo sobre moda precisa de base para poder investir em seu estilo pessoal”, diz.
CRIADORES: Ricardo Terrazo e Barbara Duarte
INSTAGRAM: @canalmasculino
ÍCONES DO ESTILO: “Steve McQueen, David Gandy e Tom Ford.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Tumblr e Pinterest.”
PEÇA PREFERIDA: “Um blazer de lã italiana que foi uma verdadeira pechincha.”
Gui Marques, do “Cotidiano Masculino”, é um velho amigo de nós aqui no El Hombre. E sabe de um negócio? Sempre aprendemos uma nova lição de moda quando entramos no site dele, que foi criado em 2013. “Antes do site eu já compartilhava fotos do moda no Instagram”, diz. “Então resolvi lançar o blog. Assim tenho um espaço maior para falar do tema.” Além de dicas pontuais e novas tendências, Gui também posta vários looks próprios na página.
CRIADOR: Gui Marques
INSTAGRAM: @guimarques_
ÍCONE DO ESTILO: “Alexandre Herchcovitch”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Terra, Globo e UOL.”
PEÇA PREFERIDA: “Jeans. Tudo fica bem com jeans.”
O pernambucano Caio Braz é um dos rostos mais conhecidos da moda masculina no Brasil. Uma das razões é o seu bem-sucedido blog, lançado em 2012, que está estreando um novo canal no YouTube. A outra? Ele é apresentador do “GNT Fashion”. Mas Caio não para por aí. “Também dou aulas e palestras no Brasil inteiro sobre moda e storytelling”, diz ele, que possui uma marca de roupas homônima. Haja tempo para tantos projetos, né? Especialmente quando você executa bem todos, como é o caso de Caio.
CRIADOR: Caio Braz
INSTAGRAM: @caiobraz
ÍCONES DO ESTILO: “Justin Timberlake, Marcelo Burlon e Pharrell”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “NY Times Fashion e Melhores Destinos”
PEÇAS PREFERIDAS: “Os mocassins da minha nova coleção.”
O jornalista Fábio Paiva tem experiência para dar e vender quando o assunto é moda masculina. Ele é editor da revista “Status”; trabalha como personal stylist de políticos e empresários; participa do quadro “Arruma Meu Marido”, no programa de Rodrigo Faro na Record; e é também editor do site “Agrund”, que lançou em sociedade com o apresentador do SBT Arlindo Grund, onde mantém um ótimo blog pessoal de estilo para homens.
CRIADOR: Fábio Paiva
INSTAGRAM: @fabiopaivafp
ÍCONES DO ESTILO: “Não tenho ícones, mas posso ressaltar Jared Leto e George Clooney.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Agrund, The Fashionisto, Style.com, Alberto Ortiz Rey e Dazed & Confused Magazine.”
PEÇA PREFERIDA: “Uma bolsa tipo shopping bag de couro com bolsos utilitários da Prada.”
O “Armário Masculino” é um espaço que Leonardo Azevedo criou em 2012 para compartilhar suas experiências no mundo da moda, histórias de viagens e assuntos sobre lifestyle em geral. Mas não pense que o site é simplesmente um diário. Nele você vai encontrar dicas para se vestir melhor, muitas fotos de street style e matérias sobre cuidados pessoais. Destaque também para seu canal no YouTube, que possui mais de 11 mil assinantes.
CRIADOR: Leonardo Azevedo
INSTAGRAM: @eileo
ÍCONES DO ESTILO: “Bruno Gagliasso, Ed Westwick, Blake Fielder Civil e Johnny Depp.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “GQ e Nylon Guys.”
PEÇAS PREFERIDAS: “Minhas jaquetas de couro.”
Com três álbuns lançados e participação num musical da Broadway, o cantor Tonanni já fazia sucesso nas redes sociais antes de lançar um blog. Como muitas pessoas queriam saber onde ele comprava suas roupas, decidiu criar o site em 2013 para facilitar a comunicação com os fãs. Hoje ele tem contrato com a Sony Music Entertainment, é representado pela OH Records e também é sócio da Hollic Social Media, uma agência de publicidade digital. Se você procura boas referências de estilo, aqui vai encontrar várias.
CRIADOR: Tonanni
INSTAGRAM: @tonanni
ÍCONES DO ESTILO: “Tom Ford, Lady Gaga e Mariano Di Vaio.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “El Hombre, Papel Pop, Brainstorm9 e Fashion Beans.”
PEÇA PREFERIDA: “Minha jaqueta de spikes que está na capa do meu álbum Piano Pop.”
Lançado em 2007 e reformado em 2010, o “Dândi Moderno” é um dos blogs de moda masculina mais antigos do Brasil. “Eu era um adolescente bem breguinha”, brinca seu criador Paulo Mamedes. “Quando fui procurar estágio, tive que aprender a me vestir melhor, daí até hoje estou nesse vício!” Mas a carreira de Paulo, que é formado em administração e pós-graduado em moda, não gira em torno apenas do blog: ele trabalha na área de RH do portal Terra.
CRIADOR: Paulo Mamedes
INSTAGRAM: @paulomamedes
ÍCONES DO ESTILO: “Hedi Slimane, Rick Owens, Alexandre Herchcovich, John Galliano e Mariano Di Vaio.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Fashionisto e Fucking Young.”
PEÇAS PREFERIDAS: “Uma regata da Trendt, um trench coat vermelho da Osklen e um moletom Tiger da Kenzo.”
Os especialistas em marketing digital Diego Nunes e Saulo Medeiros fizeram, em 2012, uma pesquisa extensa para descobrir as principais falhas do estilo masculino. Para ajudar os homens brasileiros a superá-las, então, eles criaram o “Moda Para Macho”. Hoje o site conta com mais de 130 mil leitores por mês. “Inclusive, nosso livro Os 7 Pecados Capitais Do Estilo Masculino é fruto destes estudos e conversas com os nossos leitores”, dizem Diego e Saulo, cuja bandeira é oferecer dicas de estilo sem frescura.
CRIADORES: Diego Nunes e Saulo Medeiros
INSTAGRAM: @modaparamacho
ÍCONE DO ESTILO: “George Clooney.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “The Business of Fashion.”
PEÇA PREFERIDA: “Blazer.”
Ter 200 mil assinantes no YouTube, 600 vídeos e 16 milhões de visualizações não é para qualquer um. Pois são exatamente estes os números do “Estilo Bifásico”, cujo carro-chefe são os tutoriais de grooming. No blog, que foi criado em 2010, Luh Sicchierolli está sempre postando seus looks do dia; compartilhando histórias sobre as viagens que fez; e testando produtos de beleza para homens.
CRIADOR: Luh Sicchierolli
INSTAGRAM: @luhsicchierolli
ÍCONE DO ESTILO: “Tom Ford e Marc Jacobs.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “Feed do YouTube.”
PEÇA PREFERIDA: “Jeans Levi’s.”
Três anos atrás, Ale Santos lançou o “Estilo Black” pois sentiu que o negro brasileiro estava carente de ícones do estilo. “A mídia tradicional mostra poucas pessoas da minha cor”, diz. “Então passei a pesquisar nos sites internacionais e criei o blog para compartilhar. ”Hoje, o “Estilo Black” conta com a participação da consultora de estilo Bel Ramalho e tornou-se uma referência do segmento. Um detalhe curioso? Ale é também escritor de ficção científica e criador do blog RPG Vale, com o qual já ganhou 4 prêmios Top Blogs.
CRIADOR: Ale Santos
INSTAGRAM: @estiloblack
ÍCONES DO ESTILO: “Ne-yo, Usher e Trey Songz.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Acompanho vários pelo feed e estou sempre de olho no Moda Para Homens.”
PEÇA PREFERIDA: “Cardigan.”
Entre os blogs desta lista, a maioria esmagadora está concentrada no sudeste do país, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro. Por sentir falta de referência sobre moda masculina em seu estado, Mato Grosso do Sul, Thallyson Perez decidiu lançar o “Homens com Estilo” em 2013. “Tudo começou como um hobby”, ele diz. “Daí a moda entrou realmente em minha vida e se tornou, também, uma boa oportunidade de negócio. Hoje tenho muito orgulho de contar que estou à frente do maior portal para homens do centro oeste.”
CRIADOR: Thallyson Perez
INSTAGRAM: @hcomestilo
ÍCONES DO ESTILO: “Adam Gallagher, Pharrell Williams e Lorenzo Liverani.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “FFW.”
PEÇA PREFERIDA: “Cueca branca.”
Não é uma decisão fácil criar um blog de moda masculina quando você está no exército. Mas foi exatamente isso que Alex Cursino fez ao lançar o “Moda Sem Censura” em 2009. “No começo eu não assinava os textos, mais por preguiça de ter que explicar do que pelo medo de preconceito.” Além de trazer dicas de estilo, o “Moda Sem Censura” também possui um canal forte no YouTube, que oferece vários tutoriais de grooming aos seus 14 mil assinantes.
CRIADOR: Alex Cursino
INSTAGRAM: @modasemcensura
ÍCONES DO ESTILO: “Não busco inspirações, tenho um estilo muito meu.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Acompanho as coisas por jornais e revistas.”
PEÇAS PREFERIDAS: “Calça jeans e camisa.”
Para o leitor do El Hombre, o nome Eduardo Lautert com certeza é familiar. Desde o lançamento do site, em 2012, ele é o nosso colunista principal de moda, com mais de 200 textos publicados por aqui. Suas dicas enriqueceram muito a nossa editoria ao longo dos anos. O que você talvez não saiba é que ele mantém um blog pessoal, o “Moda Pra Homem”, há mais de três anos. (Não confunda com o “Moda Para Homens” de Guilherme Cury.) Se você gosta de seus textos no “El Hombre”, vale a pena dar uma passada por lá.
CRIADOR: Eduardo Lautert
INSTAGRAM: @modaprahomemoficial
ÍCONES DO ESTILO: “Ryan Gosling, Johannes Huebl e David Beckham.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “GQ, a GQ britânica e Esquire.”
PEÇA PREFERIDA: “A camiseta básica.”
A moda está no DNA de Luiz Mazzilli: “Minha mãe teve loja no Shopping Iguatemi nos anos 80/90, meu pai sempre foi um grande consumidor de moda masculina e, dos quatro filhos, apenas meu irmão mais velho não trabalha na área fashion.” Sua paixão pelo assunto resultou na criação em 2013 do “It Dandy”, cujo destaque são os elegantes looks do próprio Luiz. “O site é voltado para um estilo de vida e não necessariamente para o consumo”, diz ele, que também é consultor de marcas e personal stylist.
CRIADOR: Luiz Mazzilli
INSTAGRAM: @luiz_mazzilli
ÍCONES DO ESTILO: “Simone Marchetti, Ralph Lauren e Jefferson Hack.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “StyleCaster e Dazed Digital.”
PEÇAS PREFERIDAS: “Uma capanga da Valentino Garavani, meu relógio Omega já usado pelo 007 e minhas calças coloridas.”
Fundado no final de 2013, o “Men’s Closet” é um dos blogs mais novos desta lista. Mas Douglas Brandão, seu criador, conseguiu conquistar rapidamente um público fiel para o site, onde publica principalmente looks próprios de street style. “Sempre gostei muito de me expressar através da fotografia”, diz ele, que é formado em consultoria de imagem. “Quando descobri os blogs de street style lá de fora, me apaixonei por este mundo. Foi então que resolvi criar o Men’s Closet.”
CRIADOR: Douglas Brandão
INSTAGRAM: @douglasdbss
ÍCONES DO ESTILO: “Scott Schuman, Mariano Di Vaio e Adam Gallagher.”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Lookbook.nu e I Am Galla.”
PEÇA PREFERIDA: “Tênis branco de couro da Converse.”
Eis que, numa lista monopolizada pelos blogueiros homens, entra a consultora de imagem Diandra Fernandes. À frente do “Dudes Modernos” desde 2006, ela oferece uma visão feminina — e, portanto, muito útil para nós — sobre a moda masculina. Em seu site, Diandra está sempre cobrindo os desfiles internacionais, analisando looks dos famosos e postando fotos de street style para inspirar os leitores. Se você quer ficar ligado nas tendências, é uma ótima leitura.
CRIADOR: Diandra Fernandes
INSTAGRAM: @dudesmodernos
ÍCONES DO ESTILO: “Fred Astaire e Johannes Huebl,”
SITES QUE LÊ DIARIAMENTE: “Portais de notícias e redes sociais.”
PEÇA PREFERIDA: “Vestidos.”
Para quem deseja saber novidades sobre as grandes marcas da moda masculina, este é o lugar: Fabiano Gomes está sempre postando as campanhas publicitárias e coleções mais recentes de grifes como Prada, D&G e Louis Vuitton. Outra sessão forte de “O Cara Fashion”, que Fabiano criou em 2012, são os seus looks da semana e a cobertura dos desfiles nacionais e internacionais.
CRIADOR: Fabiano Gomes
INSTAGRAM: @ocarafashion
ÍCONES DO ESTILO: “Jeremy Scott, Tom Ford e Tinie Tempah.”
SITE QUE LÊ DIARIAMENTE: “Leio e releio O Cara Fashion para ver o que posso melhorar sempre (rs)”
PEÇA PREFERIDA: “Um black jeans Calvin Klein que uso muito.”
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