InícioEntretenimentoFilmes & SériesAs melhores estreias de novembro nos cinemas

As melhores estreias de novembro nos cinemas

Se em outubro estreou um filme que era aguardado há 12 anos (Boyhood), agora temos um longa esperado por duas décadas: Debi e Lóide 2.

Além dele, haverão outras duas das estreias bastante comentadas em 2014. É o começo da alta temporada de fim de ano.

Então, se há um mês em que você não deveria deixar de ir aos cinemas, esse mês é novembro.

Apneia (06)

Marisol Ribeiro, Marjorie Estiano e Thaila Ayala vivem três jovens bastante ricas e bancadas pelos pais, que, para enfrentarem o tédio, decidem se aventurar por um mundo bem diferente da realidade que as cerca. Mauricio Eça, diretor de comerciais, videoclipes, curtas e do documentário Universo Paralelo (2004), faz sua estreia em longas de ficção.

Direção: Mauricio Eça

Interestelar (06)

Christopher Nolan faz filmes que caem no gosto da crítica e do público, desafiados pela complexidade e pelos segredos de seus roteiros.

Passando pela cronologia inventiva de Amnésia (Memento, 2000), pelos personagens obcecados e misteriosos de O Grande Truque (The Prestige, 2006), pelos dilemas éticos de Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), pelas dúvidas de A Origem (Inception, 2010), Nolan é mestre em fazer com que o espectador continue pensando no filme horas após a sessão terminar e tentando desvendá-lo. São obras para serem vistas e revistas, descobertas e redescobertas.

Quando ele resolve explorar o sempre complexo tema das viagens no tempo, temos então o que podemos chamar, sem medo de exagerar, o provável filme mais aguardado do ano.

Contando com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain e Michael Caine, a produção é também um dos nomes mais fortes na corrida do Oscar.

Usando teorias do físico Kip Thorne, Interestelar (Interstellar) acompanha um grupo de exploradores usando um recém-descoberto buraco de minhoca para ultrapassar os limites da viagem espacial.

Direção: Christopher Nolan

November Man – Um Espião Nunca Morre (06)

Pierce Brosnan protagoniza esta ação de espiões, baseado no sétimo livro da série The November Man (título original do filme), There Are No Spies.

Um ex-espião da CIA volta à ativa numa missão bem pessoal que o coloca contra seu ex-pupilo em um jogo mortal envolvendo o alto escalão da agência e o presidente russo. Olga Kurylenko, que ficou famosa como uma bondgirl, contracena com o ex-intérprete do espião.

Direção: Erik Poppe

Uma Viagem Extraordinária (06)

Com um ano de atraso, chega ao Brasil a nova obra de Jean-Pierre Jeunet, diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, 2001).

Em Uma Viagem Extraordinária (L’Extravagant voyage du jeune et prodigieux T.S. Spivet), um garoto de 10 anos, apaixonado por cartografia, deixa a fazenda de sua família e viaja pelo país a bordo de um trem de carga, para receber um prêmio.

O filme conta com Helena Bonham Carter no elenco e recebeu três indicações no César (o “Oscar” francês), ganhando Melhor Fotografia.

Direção: Jean-Pierre Jeunet

À Procura (13)

Selecionado para o Festival de Cannes, À Procura (The Captive) tem Ryan Reynolds e Rosario Dawson no elenco, além de Atom Egoyan na direção, que já conquistou a crítica com O Doce Amanhã (The Sweet Hereafter, 1997).

Seu novo filme é sobre uma garota que desaparece misteriosamente e as pessoas ficam em busca da verdade quando, oito anos depois, surgem indícios de que ela ainda estaria viva.

Direção: Atom Egoyan

Saint Laurent (13)

O escolhido francês para tentar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro também concorreu à Palma de Ouro em Cannes. O longa retrata a vida do famoso estilista Yves Saint Laurent, entre os anos de 1967 e 1976.

A produção conta com a presença de Léa Seydoux, famosa por Azul É a Cor Mais Quente (La Vie d’Adèle – Chapitres 1 & 2, 2013).

Direção: Bertrand Bonello

Debi e Lóide 2 (13)

Os dois melhores amigos se unem novamente para procurarem por uma filha perdida de Harry (Jeff Daniels), enquanto Lloyd (Jim Carrey) se apaixona mais uma vez.

Debi e Lóide 2 (Dumb and Dumber To) não é apenas a comédia mais esperada do ano, mas talvez a mais esperada dos últimos 20 anos. O filme original, Débi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (Dumb & Dumber, 1994), marcou uma geração com uma das duplas mais idiotas e amadas do cinema. Também ajudou a catapultar a carreira de Carrey – que, no começo do mesmo ano, havia protagonizado Ace Ventura – e apresentou os irmãos Farrelly ao mundo, hoje já bem sucedidos diretores de comédias.

Direção: Bobby Farrelly, Peter Farrelly

Boa Sorte (20)

Filha de Arnaldo Jabor, Carolina faz sua estreia na direção de longas de ficção, com roteiro de Jorge Furtado e Pedro Furtado.

Estrelado por Deborah Secco e João Pedro Zappa, a obra ainda traz Fernanda Montenegro, Felipe Camargo e Cássia Kis Magro no elenco. Numa clínica psiquiátrica, um adolescente se apaixona por uma mulher com pouco tempo de vida e os dois iniciam um romance.

Direção: Carolina Jabor

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (20)

Terceiro capítulo da série de sucesso – tanto no cinema quanto na literatura -, Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay – Part 1) mostra Katniss liderar uma revolução iniciada no Distrito 13, após destruir os jogos para sempre.

No elenco, além de Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Donald Sutherland, Stanley Tucci, Jena Malone e o saudoso Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore faz sua estreia como a presidente Alma Coin.

A série, apesar de vir de livros focados no público de até 21 anos, ganhou a simpatia da crítica e de gente de várias faixas etárias com sua ficção distópica, e é uma das estreias mais aguardadas do ano.

Direção: Francis Lawrence

Sete Dias Sem Fim (27)

O diretor de filmes como A Pantera Cor-de-Rosa (The Pink Panther, 2006), Uma Noite no Museu (Night at the Museum, 2006), Uma Noite Fora de Série (Date Night, 2010) e Os Estagiários (The Internship, 2013) traz agora uma comédia sobre quatro irmãos que, após a morte do pai, são obrigados a retornarem à cidade natal e viverem sob o mesmo teto, com a mãe.

Tina Fey e Jason Bateman encabeçam o elenco, que conta também com outros rostos famosos, como Rose Byrne e Jane Fonda.

Direção: Shawn Levy

CD Vallada
CD Vallada
Formado em cinema pela FAAP, o paulistano CD Vallada foi colunista do Portal Higi e hoje traz suas análises da indústria cinematográfica ao El Hombre.