Chega setembro e, com ele, dois filmes vindos de graphic novels, dois provenientes de séries de TV, quatro que continuam suas franquias, mais dois com elencos recheados de nomes famosos – provavelmente as duas obras mais aguardadas do mês. Mas o forte de setembro são mesmo as várias produções sombrias, cada uma à sua forma. Por isso, iniciamos com um filme leve e divertido.
Anjos da Lei 2 (4)
Jonah Hill e Channing Tatum têm uma nova missão, agora se infiltrando em uma faculdade. Mantendo a qualidade do primeiro filme, de 2012, Anjos da Lei 2 (22 Jump Street) já faturou mais de 300 milhões de dólares nas bilheterias e é uma boa pedida para quem curte ação com comédia.
Direção: Phil Lord
Bem-vindo a Nova York (4)
Inspirado pelo caso Dominique Strauss-Kahn, o famoso diretor independente Abel Ferrara traz a história de um poderoso homem de negócios que é acusado de abuso sexual. Bem-vindo a Nova York (Welcome to New York) conta com Gérard Depardieu e Jacqueline Bisset encabeçando o elenco.
Direção: Abel Ferrara
Hércules (4)
O astro de ação Dwayne “The Rock” Johnson encarna Hércules, semideus que, após realizar os doze trabalhos e perder toda sua família, torna-se um mercenário. Um filme descartável à primeira vista, ele vem sendo até que razoavelmente bem recebido. O longa é baseado numa graphic novel chamada Hercules: The Thracian Wars.
Direção: Brett Ratner
Blind (11)
Estreando no festival de Sundance, passando por Berlim e sendo indicado ao Nordic Council Film Prize, o drama norueguês Blind chega ao Brasil. Depois de perder a visão, Ingrid decide ficar em casa, onde se sente segura, mas logo seus medos mais profundos e fantasias reprimidas tomam conta de seus pensamentos.
Direção: Eskil Vogt
Uma Noite de Crime: Anarquia (11)
Em 2013, um filme de apenas 3 milhões de dólares arrecadou quase 90 milhões: Uma Noite de Crima. Agora, sua continuação, Uma Noite de Crime: Anarquia (The Purge: Anarchy), de 9 milhões de dólares, já superou os 100 milhões, sendo considerado uma melhoria em relação ao original. Como medida de controle da violência, o governo dos Estados Unidos implanta um período anual de 12 horas onde qualquer crime nas ruas é permitido e os serviços emergenciais são suspensos.
Direção: James DeMonaco
Rio, Eu Te Amo (11)
Esse é o terceiro filme da franquia Cities of Love, que já contou com Paris, Eu Te Amo (Paris, jê t’aime, 2006) e Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You, 2009). O elenco é formado por Marcelo Serrado, Emily Mortimer, Tonico Pereira, Rodrigo Santoro, Bruna Linzmeyer, Harvey Keitel, Laura Neiva, Fernanda Montenegro, Regina Casé, Hugo Carvana, Stepan Nercessian, Eduardo Sterblitch, Vincent Cassel, Débora Nascimento e John Turturro, entre outros.
Direção: Stephan Elliot, Paolo Sorrentino, Im Sang-Soo, Carlos Saldanha, Nadine Labaki, José Padilha, Guillermo Arriaga, Andrucha Waddington, Fernando Meirelles, John Turturro, Vicente Amorim
Isolados (18)
Isolados é um representante brasileiro de um gênero que parece ganhar um pouco mais de espaço no país, o suspense. Bruno Gagliasso, Regiane Alves e o saudoso José Wilker – sua última participação nos cinemas – estrelam o longa. Um casal aluga uma casa na região serrana do Rio de Janeiro, mas o homem começa a ouvir sobre histórias violentas no local.
Direção: Tomas Portella
Canibais (25)
O longa é vendido como “da mente distorcida do mestre do horror Eli Roth”. Eli Roth é o diretor dos filmes Cabana do Inferno (Cabin Fever, 2002) e O Albergue (Hostel, 2005). “Mestre do horror” é um exagero, sem dúvida, mas pode-se ter uma noção do tipo de bizarrices aflitivas que estarão presentes em sua nova obra. Canibais (The Green Inferno) mostra um grupo de jovens ativistas indo à Amazônia peruana para salvar uma tribo nativa, mas acabam virando reféns dela.
Direção: Eli Roth
O Protetor (25)
O diretor de Dia de Treinamento (Training Day, 2001) junta-se novamente a Denzel Washington em O Protetor (The Equalizer), baseado numa série de televisão homônima dos anos 80. Robert McCall é um homem solitário que sempre tenta ajudar vítimas de criminosos e acaba conhecendo Teri (Chloë Grace Moretz), garota ameaçada por gângsteres.
Direção: Antoine Fuqua
Sin City 2: A Dama Fatal (25)
Mickey Rourke, Jessica Alba, Rosario Dawson e Bruce Willis retornam a seus papéis, após o longa de 2005. Josh Brolin substitui Clive Owen por motivos narrativos. Outros nomes famosos, como Joseph Gordon-Levitt, Eva Green, Ray Liotta e Christopher Lloyd, entre outros, completam o elenco em Sin City 2: A Dama Fatal (Sin City: A Dame to Kill For), onde são contadas mais quatro histórias do universo sombrio e violento criado por Frank Miller para as graphic novels.
Direção: Robert Rodriguez, Frank Miller