O canal do El Hombre está chegando a 200 mil inscritos no YouTube. Mas nós não somos apenas criadores de conteúdo – somos consumidores, também. Cada um de nós tem os seus canais preferidos. Seja para se inspirar, adquirir conhecimento ou simplesmente se divertir. Para comemorar essa marca simbólica dos 200 mil inscritos, hoje o nosso editor-chefe Pedro Nog revela os 5 canais em que ele está sempre ligado.
Meus canais preferidos do YouTube são aqueles sobre filosofia, história e sociologia. Por exemplo o “School of Life”, uma organização global fundada pelo filósofo suíço Alain de Botton, dedicada à disseminação da cultura. Eles possuem escolas em 12 cidades ao redor do mundo, incluindo São Paulo.
O canal do “School of Life” no YouTube tem quase 4 milhões de inscritos, com playlistas que vão desde “Teoria Política” a “Artes & Arquitetura”. É um conteúdo muito rico. Apesar de ser em inglês, a maioria dos vídeos possui legenda em português. Eu me sinto um homem mais inteligente toda vez que visito o canal.
Dizem que os erros do passado são a sabedoria do futuro, por isso me interesso muito por história. Eu diria que o canal “Se Liga Nessa História” é uma inscrição essencial para qualquer homem. Se você quer compreender melhor o mundo de hoje, precisa estudar o de ontem. E aqui dá para encontrar muito material de qualidade.
Outro vício meu? O canal “Filosofia total com Prof. Anderson”, que apesar do nome também aborda bastante sociologia em seus vídeos. O apresentador consegue passar conteúdo didático de uma forma leve, divertida e fácil de entender. É um excelente lugar para desenvolver seu senso crítico e virar um homem mais sábio. Recomendo a todos.
O canal americano “Crashcourse” produz conteúdo de altíssima qualidade sobre os mais diversos assuntos relacionados a ciências humanas, misturando cultura e bom humor. Boa notícia? Quase todos vídeos têm legenda em português. Muitas vezes são assuntos que já vi no canal do “Se Liga Nessa História” ou no “Filosofia Total”, mas para a gente realmente absorver um assunto, não basta estudar uma vez – é preciso se aprofundar, de preferência ouvindo diferentes fontes sobre o tema. Isso traz mais pluralidade às ideias.
Para fechar a lista com chave de ouro, temos o “TED”, um projeto que é um fenômeno mundial. Seu slogan é “ideas worth spreading”. Ou seja, ideias que valem a pena serem espalhadas. Trata-se de uma série de vídeos, gravados em conferências globais, sobre os mais diversos assuntos. Você encontra lá desde “dicas para tomar melhores decisões” até “a minha jornada para virar um mestre do iô-iô”. O palestrante é sempre um especialista renomado da área; os vídeos são bem objetivos e diretos ao ponto.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais