As mídias sociais são uma excelente ferramenta para facilitar a comunicação. Nos últimos anos, muitas plataformas novas surgiram, com as mais diversas propostas. A popularidade deste tipo de interação digital continua crescendo ano após anos.
A propagação das mídias sociais é tamanha que várias empresas têm utilizado essa ferramenta como fonte de pesquisa de mercado, como base para campanhas publicitárias e até mesmo como forma de avaliação admissional. Isso sem contar que, muitas vezes, através das redes sociais, o colaborador se torna corresponsável pela imagem pública da corporação na qual trabalha.
Por isso, algumas atitudes aparentemente comuns ou banais podem afetar negativamente a sua imagem profissional, atrapalhando a prospecção de novos negócios e, em certos casos, causando até uma demissão por conta de conteúdos postados nas mídias sociais.
Para não correr esse risco, confira a seguir algumas coisas que devem ser evitadas nas suas redes, de forma a preservar (e até mesmo fortalecer) a sua imagem profissional.
Apesar das mídias sociais serem um ambiente informal, isto não significa que erros gramaticais sejam aceitáveis. Ficou em dúvida sobre a grafia correta de uma palavra? Cheque no Google. Lembre-se também de caprichar nos acentos, na pontuação, etc.
Isso tudo, inclusive, é um bom treino para você desenvolver a escrita e a comunicação. Os erros gramaticais comprometem a sua credibilidade e, em caso de um processo de recrutamento, podem até ser um fator eliminatório.
Caso as suas atividades diárias não sejam relacionadas às mídias sociais, o correto é que as mesmas não sejam utilizadas durante o expediente de trabalho.
Isso dá a impressão (verdadeira, por sinal) de que você usa o horário do expediente para assuntos pessoais e atividades que não correspondem ao trabalho. É um dos maiores erros que alguém pode cometer.
Se você quer fortalecer sua imagem profissional, evite postar fotos sensualizando nas mídias sociais. Uma coisa é uma foto na praia durante uma viagem; outra é uma foto sem camisa na frente do espelho de casa contraindo os músculos.
Não é uma questão de “moralismo”, mas de profissionalismo. Quer postar um Stories mais íntimo? Ok, mas coloque a opção de mostrar apenas para “amigos próximos”, o Instagram hoje em dia oferece essa possibilidade. Você também pode enviar a foto para alguma pessoa diretamente por DM ou no WhatsApp. Seja sempre seletivo nos conteúdos que você posta publicamente.
Mantenha a postura ética de nunca falar mal de colegas ou do ambiente corporativo nas mídias sociais, seja da atual empresa ou de empresas anteriores.
Se há problemas a resolver, os mesmos precisam ser apresentados à gestão para a busca de uma solução. Expor de forma pública um colega (mesmo que você não cite diretamente seu nome) ou a corporação em mídias sociais é algo que põe em dúvida sua lealdade e seriedade profissional.
Tenha cuidado com mensagens do tipo “Chega logo sexta-feira!” nas mídias sociais. Apesar disso ser muito utilizado, pode ser mal interpretada pelo seu chefe, colegas, colaboradores, fornecedores e clientes, como uma forma de reclamação do trabalho ou, até mesmo, como um sinal de insubordinação e preguiça.
Como já mencionamos no item anterior, se você tem algum problema para resolver, faça isso de forma profissional, numa conversa particular dentro do escritório.
Todo mundo tem direito a formar suas opiniões sobre os assuntos, mas lembre-se de expô-las sempre de maneira educada. Xingamentos, palavrões e agressividade não agregam nada ao diálogo. Seja civilizado e busque trazer ideias construtivas, não destrutivas, para uma conversa.
A partir destas dicas, você conseguirá ter um convívio saudável nas mídias sociais, sem cometer gafes, de modo a fortalecer a sua imagem profissional digitalmente.
Lembrando também que é importante usar as redes sociais com moderação. Não fique grudado o tempo inteiro no seu smartphone, mesmo fora do ambiente de trabalho. Separe tempo para estudar, fazer atividades físicas e cultivar as suas relações pessoais, entre outras coisas.
***
Artigo por Pedro Vasconcelos, especialista em marketing de exclusividade. Saiba mais no site www.pedrovasconcelos.com.br e no Instagram @pedrovasconcelosbr_
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais