A FIFA, entidade máxima do futebol, anunciou oficialmente que o Mundial de Clubes de 2025 será sediado nos Estados Unidos. Esta decisão, que amplia o torneio para abrigar 32 times de todo o mundo, foi tomada de forma unânime pelo Conselho da FIFA, segundo reportagem do Globo Esporte.
O Novo Mundial de Clubes
A escolha dos Estados Unidos como sede do evento foi embasada em vários fatores. Dentre eles, a infraestrutura pronta e ampla, serviços de qualidade, e uma estratégia que maximiza a sinergia com a Copa do Mundo de 2026, a qual será co-sediada pelos EUA, Canadá e México.
Ao comentar sobre a decisão, Gianni Infantino, presidente da FIFA, declarou que o Mundial de Clubes de 2025 marcará o ápice do futebol profissional masculino de elite. Segundo ele, os Estados Unidos, com sua infraestrutura de alto nível e grande interesse local pelo esporte, constituem o anfitrião ideal para iniciar esta nova era do torneio global.
As datas específicas e os estádios que sediarão os jogos ainda serão definidos pela FIFA. O formato da competição envolverá tanto os campeões continentais quanto outras equipes que se qualificarão por meio de um ranking.
As Equipes Classificadas
Diversos times já estão classificados para o evento, representando campeonatos de várias partes do mundo. Do Brasil, o Palmeiras e o Flamengo, campeões da Libertadores de 2021 e 2022, respectivamente, confirmaram presença.
A Inglaterra será representada pelo Chelsea e pelo Manchester City, campeões da Champions League nas temporadas de 2020/2021 e 2022/2023, respectivamente. A Espanha também estará presente com o Real Madrid, vencedor da Champions League 2021/2022.
O Al-Hilal da Arábia Saudita e o Urawa Red Diamonds do Japão, campeões da Liga dos Campeões da Ásia de 2021 e 2022/2023, respectivamente, também garantiram seus lugares. Pelo continente africano, os campeões da Liga dos Campeões da África 2020/2021, Al Ahly do Egito, e 2021/2022, Wydad Casablanca do Marrocos, estarão presentes.
O México estará representado pelo Monterrey e pelo León, campeões da Concachampions de 2021 e 2023, respectivamente, enquanto o Seattle Sounders, campeão da Concachampions de 2022, representará os Estados Unidos, país-sede do torneio.
Fonte: Globo Esporte
➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.