Um estudo recente realizado pelo instituto de pesquisas britânico YouGov, divulgado pela CNN, revelou que a maioria dos homens europeus prefere urinar sentados, desafiando convenções culturais existentes em outros lugares ao redor do mundo.
A pesquisa veio como uma resposta a um artigo do jornalista Sam Wollaston, publicado no jornal britânico “The Guardian”, que expressou preocupação com a ausência de informações precisas no banco de dados do YouGov a respeito dos hábitos de higiene masculinos. Como resultado, o YouGov realizou uma pesquisa em 13 países europeus entre os meses de abril e maio deste ano para investigar a questão.
Contra todas as expectativas, os dados revelaram que fazer xixi sentado, ou “sitzpinkler” como é conhecido em alemão, é uma prática mais comum do que se pensava entre os homens europeus. Na Alemanha, por exemplo, cerca de 62% dos homens entrevistados preferem urinar sentados, sendo 49% desse grupo formado por indivíduos com mais de 55 anos, e 28% na faixa etária entre 18 e 34 anos.
No Reino Unido, a situação foi um pouco diferente. Dos que preferem urinar sentados, 40% eram jovens, em contrapartida a 23% de homens mais velhos. As estatísticas mostram ainda que, de forma geral, 50% dos homens na Suécia, 39% na Austrália e 34% na Itália também preferem esta prática.
A tendência não se limita apenas à Europa. Uma pesquisa realizada em 2020 mostrou que, no Japão, a preferência dos homens por fazer xixi sentado já era uma realidade em plena pandemia, com 70% dos entrevistados adeptos ao hábito. Já no México, apenas 6% dos homens preferem urinar sentados.
Apesar de essa prática parecer estranha para alguns, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, confirmaram que urinar sentado é benéfico para a saúde masculina. Eles explicaram que a prática ajuda a esvaziar a bexiga mais rápido e de forma mais completa, e ainda reduz a possibilidade de sintomas do trato urinário em homens com a próstata aumentada.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais