InícioAtitudeNa dúvida sobre ela? Veja como identificar uma mulher narcisista ou sociopata

Na dúvida sobre ela? Veja como identificar uma mulher narcisista ou sociopata

O seguinte texto, que cita características de uma narcisista ou sociopata, foi publicado originalmente no site Psych Central, e é da autoria da psicóloga Shahida Abi. Caso seja fluente em inglês e deseje ler o texto original, está aqui.

Sociopatas e narcisistas femininas são perigosas exatamente porque sua manipulação muitas vezes passa despercebida.

Embora haja um debate em curso sobre a definição de “sociopata” versus “narcisista”, é seguro dizer que ambos exibem o seguinte:

  • Uma completa falta de empatia.
  • Uma tendência de manipular e enganar os outros para seu próprio benefício.
  • Um senso de egocentrismo e excessivo direito, juntamente com um descaso flagrante pelos direitos, necessidades e sentimentos dos outros.

Sociopatas e narcisistas no extremo do espectro vão um passo além. Aqueles que atendem aos critérios para o assim chamado Dark Triangle (narcisismo, psicopatia e maquiavelismo) geralmente não sentem remorso algum por suas ações destrutivas. Eles usam a empatia cognitiva para avaliar as vulnerabilidades de seus alvos, mas carecem de uma noção mínima de empatia afetiva para realmente se preocupar com o bem-estar dos outros. Eles são frequentemente sádicos ao provocar e enganar os outros, sentindo prazer ao ver a dor de outra pessoa. Estudos mostram inclusive que tais pessoas sentem emoções positivas ao ver rostos tristes (Wai & Tiliopoulos, 2012).

A realidade de sua malícia torna-se mais obscura quando consideramos que nós, mulheres, somos socializadas pela sociedade a disfarçarmos a nossa agressão. Como resultado, somos mais propensas a intimidar os outros por meio de métodos insidiosos, como sabotando as relações sociais e a reputação de alguém, ao mesmo tempo em que mantemos um exterior delicado.

Se resta alguma dúvida, aqui estão seis sinais de que você está lidando com uma sociopata ou narcisista feminina no extremo alto do espectro:

1# ELAS TE “BOMBARDEIAM” DE AMOR E ESPELHAM SUAS EMOÇÕES A FIM DE OBTER INFORMAÇÕES SUAS

Quando uma sociopata ou narcisista te conhece pela primeira vez, ela está em uma missão para coletar o máximo de informações possível sobre você. A sociopata feminina está avaliando se você seria um bom alvo. Como sua vítima desavisada, ela foca em você com uma quantidade excessiva de atenção. Sua fachada calorosa e acolhedora ajuda a facilitar suas maquinações ocultas. Por fora, ela é amigável e convidativa, mas por dentro, ela é vingativa, implacável e astuta. No entanto, no início, parecerá que vocês têm muito em comum.

Ela jogará com sua simpatia e pena, fingindo que teve experiências de vida semelhantes às suas. Afirmará ter hobbies, interesses, paixões, metas de vida e valores semelhantes aos seus. O que você não sabe é que isso é um gesto calculado usado para descobrir o máximo possível sobre seus pontos fortes e fracos, para que ela possa explorar ambos como bem entender. Sob o olhar atento dela, a sociopata feminina reflete você para ganhar sua confiança e fazer com que você revele informações pessoais que ela planeja usar contra você.

Na fase inicial, ela construirá para você um pedestal tão belo que você será tentado a acreditar em sua farsa. Depois de investir suficientemente em sua máscara falsa, ela não tem problema em usar você e seus recursos para seu próprio benefício. Seja sexo, dinheiro, um lugar para morar, status, reputação, fama, ou até mesmo apenas a alegria de superar alguém, tudo se trata de poder.

2# ELAS SÃO SUPERFICIALMENTE ENCANTADORAS E DEMONSTRAM FALAS OU GESTOS EXAGERADOS QUE CARECEM DE AUTENTICIDADE

Assim como um sociopata masculino, a bondade projetada de uma sociopata feminina raramente chega aos seus olhos. Ela é reptiliana em seu comportamento, e você pode notar um lampejo de sua inveja, raiva ou ganância de tempos em tempos quando a máscara cai. Caso contrário, ela é estranhamente calma e não tem uma reação de susto, mesmo em situações que justificariam medo ou ansiedade. Ela pode exagerar em seus padrões de fala, expressando mais alegria e entusiasmo do que realmente sente, ou pode errar e adotar um tom de voz condescendente e desdenhoso, o qual pode revelar suas verdadeiras intenções.

No entanto, seu charme, embora superficial, pode ser tão convincente, se não mais, quanto o de um sociopata do sexo masculino. Isso ocorre porque, como sociedade, somos condicionados a ver as mulheres como o sexo mais gentil, incapaz de violência. No entanto, a violência que uma sociopata ou narcisista feminina pode infligir pode ser tão psicologicamente destrutiva e perigosa quanto a de seu homólogo masculino.

3# UMA NARCISISTA SEMPRE SABOTARÁ DE FORMA ENCOBERTA

A agressão de uma sociopata feminina é sem precedentes, mas está cuidadosamente escondida sob múltiplas camadas de traços construídos que alguém pode confundir com sinceridade. Lembre-se de que uma narcisista ou sociopata é um camaleão, adaptando-se a situações sociais com base no que suspeitam que será benéfico e melhor se adaptará à busca por vítimas. Portanto, elas apresentam uma imagem muito sedutora, especialmente para aqueles que podem beneficiá-las. No entanto, para aqueles que não têm utilidade para elas ou aqueles que evocam sua raiva e inveja narcisista, elas revelam mais de seus verdadeiros eus.

Muito da manipulação da sociopata feminina é canalizada através da agressão relacional, que envolve danificar as relações sociais ou a reputação de alguém para destruir o senso de identidade dessa pessoa. No reino das amizades femininas, as narcisistas, em especial, estão sempre procurando proteger-se contra ameaças externas que possam superar seu status de “Abelha Rainha” nas panelinhas que criam.

É por isso que elas intimidam de forma insidiosa suas vítimas escolhidas (geralmente aquelas que têm algo que elas  cobiçam) excluindo-as de grupos sociais, colocando pessoas contra elas, acusando-as de coisas que não fizeram, espalhando rumores ou fofocas, difamando ou denegrindo-as e também criando rivalidades entre as pessoas. Dessa forma, suas vítimas são incapazes de obter validação ou apoio para o abuso que estão sofrendo.

4# ELAS DEMONSTRAM POUCO OU NENHUM REMORSO EM PREJUDICAR OS OUTROS PARA OBTER O QUE QUEREM, E EXIBEM MISOGINIA INTERNALIZADA

Quem estiver no caminho de uma narcisista ou sociopata feminina pagará caro, mesmo aqueles que representam a menor das ameaças. O narcisista, independentemente do sexo, têm um senso de direito a tudo e qualquer coisa. Uma mulher narcisista se sente especialmente ameaçada por outras mulheres que possuem o que ela não pode ter.

Narcisistas e sociopatas femininas exibem misoginia internalizada: elas desprezam outras mulheres que avançam ou representam uma ameaça ao seu ego grandioso.

Ver outra mulher alcançando algo que ela não consegue fazer, ou obter a atenção que ela sente que deve ter, é uma ameaça ao seu próprio senso de identidade e senso de direito. É por isso que a narcisista feminina é notória por menosprezar suas amigas mais bem-sucedidas ou atraentes, sabotar e intimidar secretamente aquelas das quais sente ciúmes, e ter casos com homens que já estão em relacionamentos comprometidos (às vezes com suas próprias amigas!). Seu lema de vida é “Tudo é sobre mim, e se não for, devo fazê-lo ser”.

5# ELAS SÃO SÁDICAS E GOSTAM DE INFLIGIR DOR

Sociopatas e narcisistas femininas gostam de ver as pessoas se contorcendo de dor, muitas vezes apenas por diversão. Não há nada que elas amem mais do que derrubar uma pessoa inocente e de bom coração que foi ingênua o suficiente para acreditar nelas. É por isso que fazem promessas grandiosas e falsas que não cumprem, somente para se deleitar com a decepção e o esgotamento de outra pessoa. É por isso que criam cenários em que sabem que suas vítimas estão fadadas ao fracasso. É por isso que fabricam o caos do nada, para criar uma mistura de loucura e “love-bombing” que deixa os observadores confusos, à beira de um ataque de nervos e constantemente pisando em ovos.

6# A NARCISISTA PROSPERA  COM ATENÇÃO MASCULINA (OU FEMININA, DEPENDENDO DE SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL)

Sociopatas e narcisistas femininas gostam de ser o centro das atenções porque isso lhes dá poder e um harém do qual podem obter quantidades infinitas de suprimento narcisista na forma de elogios, sexo e recursos. Sociopatas gostam disso porque lhes dá uma sensação de poder, a capacidade de controlar os outros a seu bel-prazer e manipular todos como marionetes. Narcisistas gostam porque alimenta seu ego inflado e lhes dá validação.

Predadoras femininas não se opõem a usar seus corpos para obter o que querem; não têm escrúpulos em usar a sua aparência e sexualidade para subir na carreira corporativa, tirar vantagem de um namorado dedicado ou seduzir um estranho, desde que isso as beneficie. Elas se excitam com o poder e controle, e sua sede por novas vítimas é insaciável. Elas são notórias por terem casos extraconjugais, envolverem-se em numerosos flertes e indiscrições e constantemente se cercarem de admiradores (desde ex-namorados até potenciais substitutos).

Elas podem mentir, manipular e construir um caminho até o coração e a vida das pessoas, enganando você facilmente enquanto perseguem seus objetivos egoístas. Mas uma vez que terminam com você ou que você já não lhes é mais útil, raramente lhe darão a mesma quantidade de atenção, respeito ou afeto que você estava acostumado. Elas te descartarão sem pensar duas vezes. Para elas, você é apenas um objeto para atender aos seus propósitos, nada mais.

FOI VÍTIMA DE UMA NARCISISTA OU SOCIOPATA?

Se você encontrou uma narcisista maligna ou sociopata feminina, tenha em mente que o comportamento delas não é sua culpa. Muitos foram enganados por esses tipos tóxicos devido à sua capacidade de convencimento. Em vez de se culpar, examine as maneiras pelas quais você foi manipulado para resolver a dissonância cognitiva que possa surgir. Você ainda pode estar se recuperando da discrepância entre o verdadeiro eu delas e seu eu falso.

É comum para os sobreviventes de sociopatas duvidarem de si mesmos e de suas experiências. É importante fechar essa lacuna documentando o que você experimentou, buscando apoio profissional validador e se engajando em modalidades de autocuidado que permitirão que você se eleve acima da malícia de quem o feriu e avance para um futuro sem sua toxicidade.

Camila Nogueira Nardelli
Camila Nogueira Nardelli
Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.