Você gosta do seu trabalho? A chance é alta da resposta ser “não”. Uma pesquisa revelou que 72% das pessoas no mundo vivem insatisfeitas com a sua ocupação atual. Surpreendente, não? Isso não significa, porém, que você deve se conformar com a situação. Reunimos algumas dicas para ajudá-lo a planejar seus próximos passos e, assim, encontrar algum trabalho que o faça mais feliz.
Antes de mais nada, reflita sobre a raiz do problema. O que te incomoda no seu trabalho? A área em que você está atuando dentro da empresa? O seu chefe? A cultura e/ou o segmento da empresa? Algum colega específico? Um projeto estressante demais? Se for um fator passageiro, é possível que as coisas melhorem no futuro. Neste caso, às vezes vale a pena esperar um pouco. Ou se for um problema solucionável, você pode tentar resolvê-lo antes de pedir as contas. Mas se for uma questão mais séria, pelo menos você já vai saber o que evitar ao procurar seu próximo emprego.
Quando estamos numa situação ruim, é comum achar que o mundo vai acabar. Calma. Respira. Não superestime o problema. Como já vimos anteriormente, 3 em cada 4 pessoas não gostam dos seus trabalhos atuais. Lembre-se disso: você não está sozinho no barco. É algo que todo mundo já passou ou vai passar. Devemos ter isso sempre em mente, para colocar a questão numa perspectiva real, sem sofrer em excesso.
Nada de espalhar para todo mundo que você está insatisfeito com seu trabalho. Isso pode pegar mal para a sua imagem, então seja discreto. Desabafe com familiares e amigos próximos, porque é bom ouvir a opinião dos outros. Mas ter profissionalismo nessas horas é importante. Reclamar com todo mundo e falar mal da empresa não vai ajudar em nada.
A não ser que a situação esteja insustentável no trabalho — ou seja, com você prestes a ter uma colapso mental — não vale a pena ser precipitado. Afinal, você precisa de dinheiro para pagar as contas, correto? Então comece a procurar outro trabalho antes de pedir demissão.
Beleza, agora que você encontrou outra oportunidade profissional, já pode pedir as contas. Mas lembre-se de fazer isso com profissionalismo. Para que queimar seu filme? Ninguém sabe o que pode acontecer nos próximos 5 ou 10 anos. Ao manter uma relação cordial com seu ex-chefe e com a empresa, as portas estarão abertas para o futuro.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais