Que tal ficar por dentro do futuro do planeta com a National Geographic? Atualmente, o aumento da temperatura global vem dando indícios de como o mau relacionamento do homem com o planeta gerou um grande impacto ambiental ao longo dos tempos. Segundo o mapa de calor da NASA, a temperatura global subiu mais de 2ºC desde o ano de 1880.
Entretanto, a boa notícia é que o descaso com o meio ambiente ainda pode ser revertido. Para que se torne possível a frenagem do aumento da temperatura, a luta em prol do clima precisa ganhar força, fazendo-se assim necessária uma série de mudanças de hábitos e práticas individuais e coletivas.
É neste propósito que a National Geographic convida o público a participar de sua campanha O Que Você Faz Importa, que busca inspirar todas as pessoas da América Latina a tomar ações concretas em prol do meio ambiente através de iniciativas, como:
1# REDUÇÃO DO USO DE ENERGIA
Para reduzir o impacto do ser humano no meio ambiente é preciso fazer um uso consciente de energia elétrica. Há uma série de ações práticas e simples que rendem bons resultados, tanto para o bolso quanto para a natureza.
Para começar, criar o hábito de apagar as luzes sempre que sair de um cômodo da residência é essencial. Além disso, outra sugestão é priorizar o uso de lâmpadas de LED, que são de baixo consumo e duram mais tempo.
Ainda sobre rotina doméstica, vale avaliar o uso da máquina de lavar. O recomendável é juntar o máximo de volume de roupas possíveis para uma lavagem única para economizar energia elétrica e ainda poupar água.
2# REJEITE, REUSE & RECICLE
Uma das maiores apreensões mundiais do momento é o uso excessivo de plástico, mas que com pequenos passos é possível diminuir a quantidade usada no dia a dia.
Tente substituir o plástico sempre que possível e, ao invés de usar sacolas plásticas, priorize as reutilizáveis. Se for comprar um refrigerante, prefira as versões em lata ou garrafa, e ao pedir uma comida pelo delivery, indique ao restaurante que é desnecessário enviar qualquer utensílio de plástico, como talheres. Além disso, hoje o consumidor encontra diversos utensílios que não utilizam plástico em sua composição, como escova de dente e pentes de bambu, e shampoo, condicionador e sabonetes em barra, por exemplo.
E tem mais! Que tal manter seu copo e xícara no ambiente de trabalho ao invés de utilizar e jogar fora vários copos descartáveis durante o dia? Potes vazios e garrafas pet também têm vários usos em casa, como servir de base para uma pequena horta.
Por fim, separar o lixo reciclável diminui a quantidade de resíduo que é depositada em aterros sanitários, poluindo, assim, a natureza. Se você não possui diferentes cestos para a coleta, separe o lixo apenas em duas partes: resíduos orgânicos e material reciclável. A reciclagem dá emprego e garante sustento a muitas famílias que vivem da coleta, separação e tratamento de resíduos reaproveitáveis.
3# ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Opte por alimentos orgânicos! Sua produção respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando contaminação do solo, água, vegetação. Além disso, existem outras inúmeras vantagens de se consumir esse tipo de alimento: são livres de hormônios, agrotóxicos ou qualquer outro produto químico, absorvem mais gás carbônico da atmosfera do que a agricultura tradicional e são extremamente saborosos.
4# MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Troque o carro ou moto por alternativas sustentáveis. Se for possível, que tal fazer os trajetos a pé ou de bicicleta? Além de ajudar o meio ambiente, a ação contribui também para a saúde, reduzindo o sedentarismo; ajuda a economizar nos gastos com combustível e diminui o engarrafamento.
Caso não seja possível ir para o trabalho a pé ou de bicicleta, alguns colegas de trabalho podem se juntar em uma carona solidária. Se cinco pessoas toparem, cada uma só precisa tirar o carro da garagem uma vez por semana! Mesmo que isso não seja possível, restrinja as saídas de carro para os momentos mais necessários.