Será que o Neymar conquista um feito que nem Pelé atingiu? O jovem santista tem a chance, hoje, contra o Corinthians, de levantar mais um caneco do Paulistão. Será o inédito tetracampeonato estadual para o Peixe. Este feito foi atingindo somente por um clube na história da competição: o Paulistano, de 1916 até 1919.
O Rei Pelé e sua trupe conquistaram dois tricampeonatos estaduais (60/61/ 62 e 67/68/69). A busca pelo tetra foi freada por Palmeiras e São Paulo. Vale lembrar que o Campeonato Paulista no passado era encarado e disputado com a mesma importância que um campeonato nacional.
O jovem santista Neymar disputou quatro finais consecutivas, de 2009 até o 2012. Conquistou as três últimas, só perdeu uma decisão – a de 2009 – justamente para o Corinthians.
O embate deste domingo tem outro aspecto mais saboroso para o torcedor. Quem sagrar-se campeão ultrapassa o rival como o clube que mais vezes levantou taças no século XXI. Os alvinegros paulistas são os maiores vencedores deste século.
No ano passado as equipes se igualaram em títulos. Enquanto o Corinthians venceu dois, Libertadores e Mundial, o Santos foi campeão do Paulistão e da Recopa. No século XXI, Timão e Peixe têm 10 títulos cada um e são unanimidade no quesito taças neste século. Entre os clubes paulistas, são 10 dos alvinegros contra 9 títulos do São Paulo. Bem atrás vem o Palmeiras, com apenas dois campeonatos nesse período.
TÍTULOS DO CORINTHIANS NO SÉCULO XXI
TÍTULOS SANTOS SÉCULO XXI
Minhas fichas estão depositadas em cima do time do craque santista. Vou além, vejo este feito – o tetracampeonato santista – como o último título de Neymar com a camisa que Pelé vestiu. E aí, cowboy, quem fica com a taça estadual?
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais