Há pouco mais de um ano, mais precisamente em março de 2014, a Ferrari levava ao Salão do Automóvel de Genebra a sua maior novidade para o ano, a California T. Depois do lançamento do mítico modelo F40 em 1987, esse era o primeiro modelo turbo-alimentado fabricado pela marca.
A California T era além de tudo uma homenagem aos modelos clássicos, como a 250 Testa Rossa.
Neste ano, os suíços serão novamente brindados em primeira mão com mais uma das fantásticas novidades da montadora italiana. Substituta da Ferrari 458 Italia, a 488 GTB vem para fazer o que quase todos os supercarros do momento têm feito: entregar mais por menos. Afinal de contas, estamos em uma realidade onde a tônica é diminuir a emissão de poluentes, melhorar consumo e etc.
Dessa forma, a Ferrari pegou o V8 aspirado da 458 Italia, refez todo o trabalho de mapeamento de torque, diminuiu seu tamanho (deixando-o 600cc menor), instalou um câmbio de dupla embreagem com sete marchas e deu a ele uma turbo-alimentação.
O resultado de todo este trabalho resultou em um automóvel capaz de poluir menos e consumir menos combustível do que seu antecessor, e ainda de quebra oferecer 670 cv de potência capaz de fazê-lo saltar do zero absoluto até os 100 km/h em implacáveis 3 segundos. Para chegar até a barreira dos 200 km/h, ele leva mais 8.3 segundos.
São os mesmos números alcançados pela 458 Speciale, a versão esportiva da 458 Italia, com a diferença de que a 488 GTB ainda consegue ser 18 centésimos de segundo mais rápida.
Obviamente, toda a reengenharia do trem de força da nova Ferrari não seria suficiente para tamanha performance sem a parceria de um conjunto harmonioso de aerodinâmica. Todo o projeto do carro foi concebido para diminuir o coeficiente de arrasto e aumentar em 50% a “downforce”, que é a força que mantém o bólido grudado no asfalto.
E ninguém melhor do que a Ferrari para aliar funcionalidade com estética. Cada curva, cada reentrância, cada detalhe da carroceria é voltado para a otimização da performance ao mesmo tempo em que casa perfeitamente com o desenho do carro.
Com não poderia deixar de ser, a nova 488 GTB conta com um recheio impecável de tecnologia que mantém toda essa fúria sob controle total do motorista, mantendo o carro estável mesmo durante uma condução mais agressiva.
As três grandes tomadas de ar frontais auxiliam no sistema de resfriamento do motor e também trabalham em conjunto com o spoiler traseiro para manter o carro na pista. Todo o painel de instrumentos foi trabalhado exaustivamente para trazer foco total ao condutor, colocando os comandos principais na melhor posição possível.
Ainda não se tem ideia de quanto a 488 GTB vai custar, este é um detalhe que será revelado em março próximo, quando ela debutar no salão. A única certeza de que se tem ao conhecê-la é a de que a Ferrari realmente sabe como perpetuar seus mitos.
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