Atitude

Nunca é tarde demais para listar suas metas de ano novo

Compartilhe

É senhores, piscamos e já estamos em fevereiro! 2022 mal começou e está passando voando. E você? Já fez a sua lista de metas de ano novo? Bom, se ainda não fez, calma que tem salvação. E isso quem está dizendo é Ashleigh Vogstad, fundadora e CEO da Transcends Marketing, que segundo seu artigo no site americano Fast Company, nunca é tarde demais para listar suas metas e resoluções para o ano novo.

Ashleigh Vogstad é obcecada em criar listas, e segundo ela, é uma ferramenta fundamental para o cérebro captar todas as informações necessárias e manter um planejamento intensamente ativo. Então se você ainda não planejou suas metas de 2022, a hora é agora! Arregace as mangas e saiba como planejar suas metas de ano novo, por mais que ele já tenha começado.

DEZEMBRO É UM MÊS CORRIDO? TENHA CALMA E AGUARDE

Não é novidade para ninguém que dezembro é um mês extremamente caótico. É férias escolares, últimos detalhes no trabalho antes do recesso, corrida frenética para comprar presentes, planejar viagem e gastos com as festas. Os 31 dias de dezembro parecem ser insuficientes perto de tanta coisa para se resolver em um mês. Em meio a tanta adrenalina, prazos e tarefas, o último mês do ano logo se torna o “vilão” do seu planejamento anual. Mas você deve estar se questionando: vou listar minhas metas de ano novo quando ele estiver começando? E surpreendentemente, a resposta é sim! O ideal é que espere até meados de janeiro ou mesmo o início do Ano Novo Chinês, quando a “poeira baixar” e você conseguir por as ideias no devido lugar.

Agora que chegamos em fevereiro, é um ótimo momento para fazer sua lista com as metas de ano novo. E que tal experimentar um método diferente esse ano para aflorar suas ideias? Antes de começar sua lista, um método simples e criativo é usar uma lousa, colocando no espaço em branco como seu ano poderia ser. Depois de fazer isso, siga estes 6 passos para listar suas metas de ano novo:

PASSO 1: DEFINIR AS METAS

Crie metas em um espaço seguro e propício para você. Lembre-se de colocar na balança o peso entre intenção e segurança, permitindo ser um ambiente onde você possa estar aberto a experiências criativas e desafiadoras.

PASSO 2: QUEBRE O GELO

Definiu algumas metas? Agora relaxe. Este é o momento de relaxar e deixar de lado as coisas que deram errado anteriormente. Liberte sua mente e pense nas novas possibilidades que o ano novo pode lhe trazer. Pense nos melhores momentos que teve no ano passado (os pessoais e profissionais) e anote para sempre se orgulhar.

PASSO 3: O PODER DA VISÃO

Ir fazendo sua lista de metas do ano novo e deixar em uma tela branca, seja no computador ou em algum lugar em casa, vai ajudar a consolidar sua visão sobre as metas a serem alcançadas.

PASSO 4: ANALISE AS POSSIBILIDADES EM CATEGORIAS

Este momento é importante que você se abra para você mesmo. Divida 30 minutos em três segmentos iguais de 10 minutos cada, para pensar nas respostas em três categorias diferentes:

– A LONGO PRAZO: Quais são as coisas mais loucas que você gostaria de experimentar em toda a sua vida? Até que idade você quer viver? O ideal é pensar nas  respostas mais audaciosas possíveis.

– OS PRÓXIMOS CINCO A DEZ ANOS: Quais de suas metas podem ficar em um cronograma “para sempre”? Como você se vê daqui a 5 anos? Escreva o máximo de coisas possíveis, isso vai te ajudar de certa forma a enxergar o horizonte.

– OS PRÓXIMOS 12 MESES: Quais de suas metas de cinco a dez anos você pode circular e passar para o próximo ano? Como você está gastando seu tempo? O ideal é que você tenha uma visão ampla, abrindo caminho para as metas do próximo ano.

PASSO 5: CLASSIFICAÇÃO DE METAS

Depois de analisar suas metas, chegou a hora de classificá-las. Na lista que você fez, adicione ao lado de cada meta de ano novo letras que representem uma categoria específica, como por exemplo:

  • S: Saúde e bem-estar
  • F: Finanças e riqueza
  • R: Relações (amigos e família)
  • P: Vida profissional
  • M: O melhor para sempre

A categoria M (o melhor para sempre) é como se fosse algo que você queira muito, por toda a sua vida. Exemplos como o melhor relacionamento de todos os tempos ou ser o melhor em algo. Se achar que está faltando alguma categoria, não hesite em criar as que mais combinam com você.

Se em cada categoria você tem mais de um objetivo, classifique-os da maior para a menor prioridade, usando uma escala numérica (1 para o mais importante, 2 para o menos importante, e assim por diante).

6# REESCREVA TUDO E COMPARTILHE

Agora que você tem sua lista de metas de ano novo completa, é preciso organizá-la. Para cada categoria (S, F, R, P e M) reescreva sua meta prioritária. No final, você deve ter ao menos cinco metas estabelecidas e classificadas.

Agora o último passo é compartilhar. Coloque a lista em uma parede que você verá o tempo todo e mostre aos seus amigos mais próximos. Quanto mais você olhar para essa lista e saber da existência dela, mais forte será sua conexão com as metas a serem alcançadas.

Experimente este novo tipo de lista de metas de ano novo, e saiba que nunca é tarde demais para começar, basta dar o primeiro passo.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker

É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais