Desde que Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na lua, em 1969, que um astronauta não chamava tanto a atenção das pessoas e da mídia quanto Chris Hadfield. O motivo da popularidade de Hadfield, porém, não foi uma missão extraordinária que ele comandou no espaço — e, sim, as habilidades cômicas e artísticas que revelou a bordo da Estação Espacial Internacional.
O clímax desta febre foi um vídeo do astronauta canadense de 53 anos cantando Space Oddity, que tornou-se viral e, em poucos dias, teve mais de 14 milhões de views no YouTube. Mas ao longo dos 5 meses que Hadfield passou no espaço realizando pesquisas científicas (ele voltou para a Terra na semana passada) este não foi o seu único hit.
Aproveitando os benefícios que a internet proporciona, ele se tornou um vlogueiro espacial ao postar diversos filmes mostrando como se realizam algumas atividades que, sob a influência da gravidade terrena, são extremamente simples. O canadense soube juntar as peças e aproveitar o momento para realizar uma autopromoção. Se essa era a intenção dele, eu não sei — mas foi isso o que aconteceu.
Quem não se interessa por saber como se faz para lavar a mão, cortar o cabelo, se exercitar, escovar os dentes ou realizar outras tarefas cotidianas no espaço? Ainda mais quando é preciso menos de quatro minutos para isso (o segredo dos vídeos virais). Essas pequenas filmagens não fizeram tanto sucesso como o hit de Space Oddity, mas muitas delas chegaram a alcançar mais de 500 mil visitas.
O roteiro de suas filmagens ou a excentricidade do espaço não são os únicos fatores do sucesso popular do canadense. Há ainda um outro importante elemento: o seu carisma. Não é de hoje que sabemos que essa virtude é capaz de fazer qualquer bobagem estourar mundo afora — quanto mais em tempos em que a internet torna a comunicação instantânea. Somando essas qualidades, as produções do cosmonauta acabaram se tornando produtos que agradaram o interesse das pessoas em geral.
Hadfield também comandou alguns singalongs e participou de diversas conversas ao vivo com estudantes, tudo mediado por uma webcam. Além dos vídeos, Chris movimentava seu Twitter (que pulou de 20 mil seguidores para quase 1 milhão). Ele postava imagens da estação espacial e de várias localizações do planeta sob a ótica espacial. O astronauta tirou tantas fotos que não conseguiu publicar todas enquanto estava na missão e disse que a ideia agora é postar uma por dia em sua rede social.
Em sua primeira conferência após a aterrizagem no Cazaquistão, Chris falou que gostaria de compartilhar a experiência no espaço com as pessoas que pagaram por aquilo por meio de seus impostos: “É uma experiência muito boa para manter só para si, e quanto mais pessoas verem e compreenderem, mais benefícios da exploração espacial serão revertidos para a vida diária de todos nós”.
Se, por um acaso, você ainda não conferiu seus clipes, disponibilizamos abaixo os três que mais gostamos.