Imagine você entrar em uma missão intergaláctica com uma pitada de drama, amor e ficção científica. Pois bem, é isso que você poderá encontrar no filme “O Astronauta”, que foi lançado nas plataformas de streaming em março de 2024.
Inspirado no livro Spaceman of Bohemia, do autor tcheco Jaroslav Kalfar e dirigido pelo brilhante sueco Johan Renck, “O Astronauta” nos faz tirar os pés do chão. O astronauta Jakub Procházka, interpretado por Adam Sandler, embarca em uma solitária missão espacial.
A missão tem como objetivo a investigação de uma misteriosa nuvem de poeira. Mas, à medida que Jakub se afasta da Terra, ele começa a sentir os efeitos de estar isolado e da distância da esposa, que está grávida. A solidão de sua jornada ao espaço também o leva a uma viagem interior, onde confronta dúvidas, medos e arrependimentos.
O que Jakub não esperava é que surgiria um alienígena muito estranho, parecido com uma aranha, chamado Hanus, que invade sua espaçonave. Em uma amizade totalmente improvável, Jakub entra em uma viagem para dentro de si. Por meio de diálogos com Hanus, o astronauta repensa e se aprofunda em temas muito importantes de sua vida, como o seu casamento e as escolhas que o levaram a realizar uma missão tão solitária. Hanus ajuda Jakub a entender a complexidade de suas relações e a encontrar um novo propósito.
“O Astronauta” cria uma dinâmica muito diferente do esperado de qualquer outro filme sobre missões espaciais. O enredo mais comum seria um filme apenas sobre ficção científica, enquanto termina-se pensando em questões existenciais. Fica uma importante reflexão sobre a relevância das conexões humanas, mesmo diante da imensidão do universo.
Mas é claro que o filme de Adam Sandler não é apenas para aqueles que querem se aprofundar em questões existenciais. Toda a dinâmica do filme, envolvendo o espaço e alienígenas, é um deleite para quem curte esse tipo de assunto.
Se fizermos uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar pelo menos cinco tipos diferentes de jogos de tabuleiro com o tema de astronautas. Até mesmo a própria NASA já criou um jogo de RPG chamado “The Lost Universe”. O jogo aceita de quatro a sete pessoas e foi liberado de forma gratuita pela agência espacial.
Filmes como esse sempre acabam inspirando outros meios do entretenimento. Recentemente o provedor Pragmatic Play lançou o jogo Spaceman, uma divertida missão ao espaço na modalidade crash. Nesse jogo, o jogador ganha sempre que conseguir sair antes da queda da nave espacial. Entre os brasileiros, ele ficou bastante conhecido como “o jogo do astronauta”.
Com imagens e gráficos que remetem ao mundo do espaço, o jogador precisa sacar o valor apostado antes que o astronauta vá para o espaço, que é quando a aposta é perdida. Diferente do jogo de tabuleiro ou RPG, o jogo de crash da Pragmatic requer que o jogador faça uma aposta, sendo possível retirar o valor apostado conforme a subida do astronauta.
Filmes como “O Astronauta”, além de trazerem belos e profundos questionamentos de vida, também movimentam áreas que são do interesse de muitas pessoas, envolvendo naves, astronautas, espaço e alienígenas. Aos que curtem ficção científica, é uma excelente escolha.