Você já parou para pensar o quão sujo podem ser os equipamentos de uma academia, ou prestou atenção quantas vezes você coloca a mão no rosto enquanto está treinando?
Se não, temos uma notícia não muito boa: estes equipamentos que você está usando para treinar são sem dúvidas mais sujos do que um assento de privada.
Segundo o pessoal do site FitRated.com, o halter que você levanta toda vez que vai à academia contém 362 vezes mais bactérias do que o trono da sua casa.
Os pesquisadores colheram amostras nos equipamentos de três diferentes redes de academias e constataram que, em média, as esteiras, bicicletas e os pesos livres concentram algo em torno de 155 mil bactérias por centímetro quadrado.
É uma verdadeira colônia de germes.
Claro, nem todas essas bactérias vão te deixar doente, mas, segundo os pesquisadores, mais de 70% delas são potencialmente prejudiciais aos seres humanos, podendo causar pneumonia ou infeccionar o sistema respiratório, a pele, orelhas e olhos.
Ok, é normal se você estiver preocupado agora, tentando lembrar quantas vezes coçou o rosto hoje durante o treino, mas isso não vai mudar o fato de que uma manada de bactérias tenha provavelmente passado por lá.
O que você pode fazer quando for treinar e que seria o ideal, é pegar aqueles lencinhos com álcool ou com um spray desinfetante que normalmente têm em todas academias e limpar cada equipamento ou halter antes e depois de usar. Você também pode prestar bastante atenção para evitar ao máximo cutucar seu rosto e lavar as mão imediatamente após ter terminado o treino, de preferência com água morna e sabão.
Agora se você fica com vergonha só de pensar em usar o lencinho toda vez que mudar de exercício, pelo menos lembre-se de não tocar o rosto e de lavar as mãos ao final.
Você não faz isso toda vez que usa o banheiro? Pois é, este, por sinal, é mais limpo do que sua academia.