Carro esportivo tem aquele esteriótipo de carro compacto, pequeno como uma bala para garantir velocidade e estabilidade. Mas em 1963 a Maserati resolveu introduzir uma máquina com performance esportiva num corpo de um sedan.
E então nasceu para o mundo o Quattroporte, que já surgiu como o sedan mais rápido do planeta. Desde esse momento, o modelo passou a ser a principal moeda da Maserati, por isso ganha repaginações constantes.
Eis que depois de 3 anos sem mudanças, a montadora resolveu dar uma atualizada no Quattroporte e anunciou a versão 2017.
Em relação à motorização, tudo igual. São três opções: um 3.0 V6 de 275 cv; um 3.0 V6 biturbo de 410 cv; e um 3.8 V8 biturbo de 530 cv.
Mas o design sofreu uma repaginada.
Exteriormente as mudanças foram suaves. Uma leve alteração na grade dianteira, nas entradas de ar e no design dos parachoques. Outras mudanças são quase imperceptíveis.
Já o interior do carro recebeu um painel multimídia novo de 8,4 polegadas com capacidade para interagir com o Apple CarPlay e o Android Auto. O acabamento é feito com couro italiano, madeira nobre e costura à mão.
Mas as grandes novidades do carro foram as duas personalizações de acabamento que a Maserati criou: a GrandLusso e a GrandSport. As opções vêm para fortalecer as duas principais características do DNA do Quattroporte: luxo e esportividade.
GrandLusso
Opção para quem pende mais para o luxo, a GrandLusso reveste o interior do carro com seda sob medida. É a única marca do mundo a apostar em tal recurso.
Além disso, há controle de climatização, que também oferece bancos com aquecimento para os passageiros da parte de trás da máquina. A cor do interior é mais neutra, traduzindo classe e imponência.
GrandSport
Com uma pegada mais esportiva, tanto no interior quanto no exterior, o principal material da opção GrandSport é a fibra de carbono. E não poderia ser diferente, considerando a leveza que esse recurso dá ao carro.
Pinças de freios vermelhas, saias laterais e parachoques exclusivos são características do exterior dessa personalização.
No interior os bancos são esportivos, há alavancas para mudança das marchas no volante, pedal de inox e outros recursos para dar um ar descolado ao carro.
Ambas as opções vêm como adicionais às máquinas com motorização V6. Já quem adquirir o carro com o coração V8, vai escolher entre a personalização GrandLusso ou GrandSport sem pagar a mais por isso.
O Quattroporte é oferecido na versão tradicional, S, S Q4 e Diesel, todas em opção V6. O top de linha é o GTS, equipado como V8.
Pronto, agora estamos com o sonho renovado de ter o sedan esportivo mais clássico do mundo!